Pages

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Está na Gazeta
“A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) entrou com ação direta de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) contra a lei municipal 4480/2009, de autoria do vereador Silvio Brito (PDT), que obriga agências bancárias a instalar painéis opacos nos caixas, onde é feito atendimento dentro dos bancos, com a finalidade de oferecer mais segurança aos usuários. Além disso, admitiu que estuda tentar derrubar a lei que estabelece normas para o monitoramento com câmeras do lado externo das agências, além de confirmar que vai analisar as demais leis recém-sancionadas”. É o abre da matéria publicada ontem na Gazeta, de autoria da jornalista Bruna Lencioni. Nada mais claro. Mais estarrecedor!

Pergunta clara
A quem interessa essa posição da Febraban? Não deveria ser a primeira a se preocupar com a segurança de clientes e funcionários de bancos? Ou a indústria do assalto é rentável aos próprios bancos? Não há uma explicação racional para tal adin (ação direta de inconstitucionalidade) em relação às leis limeirenses.

E nó$$$$$$$$
E que se lixem as vítimas de assaltos e roubos. Dentro e fora (nas proximidades) das agências bancárias. A Febraban gosta de conviver com o atraso!

E viva a Rede!
O que deveria ser apenas um espaço para frivolidades entre jovens se tornou um ponto de encontro na Web também entre cabeças pensantes. Um seleto grupo de debate. O Twitter ganha espaço e é um verdadeiro entrelaçamento de opiniões. O “gossiping” a gente releva. Há uma seleção natural nas @parcerias.

Português claro
Quanto já aprendemos com os significados das palavras? E vamos continuar aprendendo. Até agora foram 15 ao todo esmiuçadas por aqui: capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo, improbidade, honesto, mentira, contradição e déspota. E hoje tem mais. É a vez de boquirroto, um adjetivo e substantivo masculino, que já foi muito usado na política por aqui, no final da década de 80. Boquirroto: aquele ou quem não consegue guardar segredos; indiscreto, boca-rota. Segundo o novo dicionário Houaiss da língua portuguesa, com ortografia corrigida.

Tentou barrar...
O PSDB queria proibir propaganda de associação dos delegados de SP, que vem sendo divulgada na mídia: “31% das cidades do estado não têm delegados; desde 1995, enquanto a população de SP cresceu 21%, o número de policiais civis está inalterado; são apenas 3 mil delegados para os 42 milhões de habitantes de SP; o estado mais rico da nação é o que pior remunera seus delegados de polícia”. O TRE-SP não aceitou o argumento de propaganda eleitoral.

Eu Recomendo!Um suspense americano de 1957, dirigido por Billy Wilder e em preto&branco é minha dica de hoje: Testemunha de Acusação (Witness for the Prosecution). Com 116 min. o filme traz no elenco original Tyrone Power (morreu logo após o fim das filmagens), Marlene Dietrich, Charles Laughton, Elsa Lanchester, John Williams e Ruta Lee. Baseado em peça teatral de Agatha Christie, conta a história de um homem acusado do assassinato de uma rica viúva de meia-idade, o que faz com que sua esposa contrate um veterano advogado, que está se recuperando de um ataque do coração, para defendê-lo. Seu único álibi é o testemunho da sua esposa, mulher fria e calculista. A tarefa do advogado fica praticamente impossível quando a esposa concorda em testemunhar, não pela defesa, mas de acusação.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: