Pages

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bem a propósito
O bispo diocesano de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, esteve na Câmara na última segunda-feira, na Tribuna Livre a convite dos vereadores Paulo Hadich (PSB) e Ronei Costa Martins (PT). Dom Vilson falou sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, cujo tema é “Economia e Vida” e o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. O bispo lembrou a importância da economia solidária, pedindo projetos sociais voltados às classes menos favorecidas. Lição passada... missão cumprida. Espera-se, no mínimo, que os vereadores tenham aprendido com o bispo. E passem a votar por suas próprias consciências.

Projetos legais
Há projetos apresentados pelos vereadores que merecem bastante divulgação. Um deles de grande alcance foi aprovado na última segunda-feira por unanimidade. Trata-se da instituição do “Dia de Combate ao crack” em Limeira. É de autoria da vereadora Nilce Segalla (PTB). A mídia tem mostrado, diariamente, os perigos dessa droga. O dia escolhido foi o “1.º de Outubro”. O que é bom não tem ideologia ou cor partidária. Parabéns!

Ideia muito boa
Outro vereador que merece elogios é Mário Botion (PR), por seu projeto aprovado por unanimidade, que “exige coleta seletiva de lixo na realização de eventos”. Só por patrocinar a conscientização sobre reciclagem, assunto com pouquíssimas iniciativas em Limeira, o projeto já é bom. São iniciativas que valem por seus objetivos.

Política? Argh!
Tenho falado pouco de política e dos políticos ultimamente. Estou cansado de tanta safadeza patrocinada por agentes políticos, com apoio de prefeituras, governos estaduais e até mesmo do governo federal. E desiludido com tão pouca punição. O exemplo do Distrito Federal ainda é uma exceção. Mas deveria virar regra.

Pega na mentira
Hoje é dia 1.º de Abril. Sugiro projeto para instituir o “Dia da Promessa”. Para homenagear, principalmente, aquelas feitas pelos políticos em época de eleição.

Português claro
A partir de hoje vou iniciar um novo tópico nesta coluna, para mostrar como se escreve e o significado de várias palavras utilizadas no dia a dia ou de forma metafórica. A primeira é capacho, um substantivo masculino com vários significados, segundo o novo dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Capacho: espécie de abafo de fibra, cilíndrico, usado para aquecer os pés; pequeno tapete de fibra, esparto, palha ou outro material onde se limpam os pés; pessoa servil e bajuladora; puxa-saco; indivíduo encarregado da faxina da prisão.

Agora vale tudo
Ontem Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) deixaram seus cargos para concorrer à presidência da República em outubro. Que Deus nos ajude!

Eu Recomendo!
Minha sugestão de hoje vai para um filme de 1996, que traz o impagável Jim Carrey no papel-título. Trata-se de O Mentiroso (Liar Liar), dirigido por Tom Shadyac. Com 85 minutos essa comédia produzida nos EUA traz no elenco Maura Tierney, Justin Cooper, Cary Elwes e Anne Haney e conta a história do advogado Fletcher Reede (Jim Carrey), que se vê em uma situação delicada quando Max Reede (Justin Cooper), seu filho, ao soprar as velas do bolo de aniversário pede que seu pai não minta por um dia. O desejo é atendido, impedindo Fletcher de falar qualquer mentira.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: