Pages

quinta-feira, 15 de abril de 2010

É para somar
A campanha “Valorize Limeira” lançada no último domingo por esta Gazeta, com o apoio da Engep, foi das propostas mais acertadas que se tem notícia tanto na imprensa quanto na política local. A ideia de se pregar o voto no candidato daqui mesmo e tentar mostrar que não se pode pulverizar os eleitores com o lançamento de dezenas de nomes ao mesmo tempo é fundamental para que Limeira consiga eleger representantes. Para alguns pode parecer estupidez a busca do consenso, mas para o município é de importância vital.

São convidados
O convite para se engajar nesta campanha está feito. É voluntário, como voluntária também é a consciência de cada pré-candidato. Eles precisam, às vezes, abrir mão de suas vaidades. Avaliar chances reais etc., etc. O ideal, conforme propõe a “Valorize Limeira” é somar. Dividir, jamais!

Uma poderosa...
...arma chamada Twitter. Será a sensação das campanhas eleitorais deste ano. Dilma Rousseff (PT) acaba de se render a ele. Já têm: Marina Silva (PV) e José Serra (PSDB). Isso para ficar apenas nos três principais pré-candidatos presidenciais. Os endereços eletrônicos, para quem quiser segui-los, são os seguintes: @dilmabr, @silva_marina e @joseserra_ . Eu já estou de olho nas pegadas dos três. Por enquanto!

Eleição online
Alguns pré-candidatos a deputado também começam a divulgar seus sites e twitters. Por aqui, um dos que anunciam Site e Twitter é Osmar Lopes, pré-candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), de Limeira. O Site é www.osmarlopespt.com.br. E o Twitter @osmarlopespt . Outros dois pré-candidatos a deputado federal por Limeira, os vereadores Eliseu Daniel (PDT) e César Cortez (PV), estão no Twitter ha mais tempo. Seus endereços: @eliseudaniel e @drcesarcortez. Na esfera estadual, o pré-candidato e também vereador, Paulo Hadich (PSB) também tem o seu há algum tempo: @PauloHadich. E assim que outros forem surgindo estarei divulgando também. Ano de eleições é assim mesmo. Vamos escrever, ler, respirar, comer e beber eleições.

Português claro
A palavra de hoje, como eu havia prometido na última quinta-feira, é suserano. Trata-se de um adjetivo e substantivo masculino, conforme o novo dicionário Houaiss (já com a nova revisão ortográfica). Suserano dizia-se, no feudalismo, de ou aquele que tinha domínio sobre um feudo de quem dependiam outros feudos; senhor, senhor feudal. Por extensão de sentido, diz-se de ou chefe de Estado soberano a quem certos países aparentemente autônomos rendem vassalagem. Taí, portanto, o significado e a forma correta de escrever suserano. Já mostrei, neste espaço, os significados e a forma correta de escrever capacho e vassalo.

Se gritar pega...
O vereador Mário Botion (PR) teve moção ao presidente da Câmara Federal, deputado Michel Temer (PMDB), aprovada. Botion pede para que ele recoloque à votação o Projeto de Lei Complementar 518/09, de iniciativa popular, que impede a candidatura de políticos com pendências na Justiça, o “Ficha.Limpa”.

Eu Recomendo!
Hoje vou mudar um pouco o perfil e recomendar uma comédia americana divertidíssima de 1980. Com 88 minutos de duração e trazendo no elenco os hilariantes Lloyd Bridges e Leslie Nielsen, a sugestão é Apertem os cintos... o piloto sumiu (Airplane!). Ted Striker é um piloto ex-combatente forçado a assumir os controles de um avião quando a tripulação sucumbe à comida contaminada. Elaine, sua namorada, tem de ser aeromoça e co-piloto, mas existe um problema: ele é neurótico. O elenco traz, ainda, Robert Hays, Julie Hagerty e Robert Stack.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: