Pages

sábado, 17 de abril de 2010

Que insistência
A Santa Casa, às vezes, não consegue explicar o que é fácil entender. Na quinta-feira 70% de seus médicos residentes pararam suas atividades, atendendo a um chamado nacional de entidade da categoria e “tudo estava normal”. Segundo nota do hospital, através da assessoria de imprensa, não houve atrasos, a repórter que fez a matéria é que se enganou e, ainda por cima, tratou com truculência jornalistas ao mandar seguranças retirarem os profissionais do local.

Ação na Justiça
Em 2008, após problemas parecidos e ser cobrada por esta coluna, a Santa Casa acionou-me judicialmente, pedindo explicações sobre o que eu queria dizer com tudo aquilo que escrevi (Texto&Contexto 30/10/2008). Em resposta, também judicial, expliquei detalhadamente e de forma didática para que não pairassem dúvidas sobre minhas opiniões. Agora a situação é um pouco diferente, por que o movimento foi nacional e atingiu nosocômios de todo o País. Só por isso a Santa Casa deveria convocar uma coletiva para conscientizar a população dos problemas gerados, e informar que o protesto ocorria em todo País. Simples!

Fadas e duendes
Em certas horas é melhor acreditar no sobrenatural e levar tudo numa boa. E que Papai Noel existe. Também o coelhinho da Páscoa, bicho-papão, mula-sem-cabeça, boitatá, saça pererê (???)...ops! Quero dizer, saci pererê. E que a capital do Brasil é Buenos Aires...

Ameaças reais
A apreensão de um computador do diretor do fanzineDiário Tigers”, José Augusto Corrêa, o Gú Tigers, conforme noticiou esta Gazeta, na quarta-feira, 14, assusta. As suspeitas, que levaram a Justiça a autorizar a apreensão: pedofilia, tráfico de drogas e extorsão. Precisam ser apuradas com rigor. E se não forem comprovadas, então foi apenas mais uma tentativa de intimidar e cercear a liberdade de opinião. Alguém precisa explicar a ação! A ditadura militar já acabou, mas a censura continua muito mais ativa do que possamos imaginar. Herdeiros do obscurantismo e filhotes da ditadura estão espalhados por todo Planeta.

Perigo latente!!
O risco com ações dessa natureza é que a situação descambe e se generalize. Principalmente para aqueles que não “cultuam muito” da liberdade de expressão como temos visto, até com mais frequência do que gostaríamos. A família Sarney é um exemplo disso. O governo federal, às vezes, dá uma escorregada e muitos pregam o chamado “controle social” dos meios de comunicação. Uma ameaça à própria democracia. Só quem já foi ameaçado sabe o quanto é terrível essa situação.

Uma explicação
É necessário, aqui, uma explicação do que é um “fanzine”. Trata-se de uma “revista” para fãs, sobre ficção científica, música e cinema, entre outros. Até mesmo de humor. Que é onde se enquadra o Diário Tigers, conforme escrevi em minha pesquisa acadêmica sobre a história da imprensa limeirense, em 2003.

Por toda parte
Ainda ontem, o Portal IMPRENSA (http://portalimprensa.uol.com.br/) trouxe publicação sobre a lista de ameaças à liberdade de imprensa na América Latina, segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos). De acordo com a entidade, foram registrados pelo menos 11 assassinatos de jornalistas na América Latina em 2009, além de agressões e intimidação a profissionais de imprensa.

Frase da Semana
“Plante essa semente e colha os frutos para a nossa cidade”. Slogan da campanha “Valorize Limeira”, lançada no domingo pela Gazeta de Limeira e Engep, para conscientizar o eleitor sobre a importância de eleger candidatos a deputado (federal e estadual) da cidade.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: