Pages

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ficha bem suja
Manobra de alguns deputados jogou para maio a votação do projeto “Ficha Limpa”, que deveria acontecer ontem. De iniciativa popular, o projeto de lei apresentado à Câmara, recebeu 1,6 milhão de assinaturas. Para se tornar Lei, a proposta precisaria ser assinada por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos cinco estados. Em cada estado, o projeto deveria ser assinado por não menos que 0,3% de seus eleitores. E o objetivo foi atingido, sendo apresentado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Muitos políticos, dos vários escalões, têm medo de ver o projeto aprovado.

Deixar trabalhar
Ontem foi o Dia Nacional do Jornalista. Políticos, assessorias de imprensa lembraram-se dos profissionais, com mensagens ufanistas. Vou reproduzir o que o jornalista Rafael Sereno, desta Gazeta, postou em seu Twitter: “A melhor maneira de não jornalistas parabenizarem jornalistas nesta data é repensarem a importância da livre expressão de ideias”. Não precisa dizer mais nada!

De lá para cá...
A primeira-dama, Constância Silva, pouco ou quase nada participava de eventos de anúncios de empresas, etc, etc... (a não ser os referentes ao Ceprosom). Agora começou a aparecer em qualquer ato oficial. Sempre em primeiro plano e ao lado do marido, o prefeito Sílvio Félix da Silva (PDT). E está até escrevendo artigos para jornais. O presidente Lula (PT) e a ex-ministra Dilma Rousseff estão fazendo escola...

Português claro
Dando continuidade à forma correta de escrever uma palavra e o seu significado, tanto na utilização no dia a dia como na forma metafórica, a palavra de hoje é vassalo, muito utilizada em filmes de reis e rainhas, gângsteres ou de enredo político. Segundo o novo dicionário Houaiss, vassalo pode ser um substantivo masculino, que traduz um indivíduo que, no sistema feudal e mediante juramento de fé ou fidelidade a um suserano, dele se tornava dependente, rendendo-lhe preito e tributo; aquele que é súdito de um soberano. E pode ser também um adjetivo, que diz respeito àquele que paga tributo a alguém; tributário; ou no sentido figurado, que se subordina a alguém, dependente, submisso. Na próxima quinta-feira estarei dando o significado da palavra suserano.

Hora da verdade
A quem interessa a aprovação do Projeto de Lei nº 265/2007, conhecido como “Lei da Mordaça” ou “Lei Maluf”? Ao próprio deputado Paulo Maluf (PP-SP)

Todos contra ela
De iniciativa do deputado paulista, essa lei prevê sanções aos autores de ações civis públicas, populares e de improbidade promovidas contra agentes públicos quando o ajuizamento for considerado temerário, de má-fé, para promoção pessoal ou por perseguição política. A lei visa dar um “cala-boca” no Ministério Público (MP), hoje de forte atuação contra safadezas políticas. Tem muito político torcendo por sua aprovação. Que não seja aprovada! Mordaça, não! Algemas nele, sim!

Eu Recomendo!
O filme recomendado desta semana é um clássico do drama policial. Trata-se de O Poderoso Chefão (The Godfather), de 1972. Dirigido por Francis Ford Coppola, que assina o roteiro com Mario Puzo, esse longa de origem norte-americana de 175 minutos, traz uma constelação em seu elenco, encabeçado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton, entre outros. Trata-se história do chefe mafioso, Don Corleone, de uma família italiana de Nova York, que costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial. Sua família começa a sofrer atentados para que mude de posição.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: