Pages

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Semana curta
Feriado e semana curta. Também para a política. Na Câmara, que teve sessão na terça, tudo tranquilo e caminhando como o prefeito Sílvio Félix (PDT) gosta: projetos aprovados sem discussão (mesmo os mais polêmicos, como o do ITBI, por unanimidade...), o que restringe a ação do MST no horto, aprovado com um voto contrário e algumas ausências justificadas (???). E a “comissão para lamentar o inquérito” do fantasma, recebendo a defesa de Félix. De última hora!

Tranquilidade
E olha só a formação da CPI: Silvio Brito (PDT), presidente; Nilce Segalla (PTB), relatora e Elza Tank (PTB), Miguel Lombardi (PR) e Paulo Hadich (PSB), membros. Está tranquilo o prefeito, ou não? Não será o voto do único oposicionista (Hadich), que vai mudar o sabor da pizza. Ou alguém acredita em isenção e imparcialidade com Brito, Segalla, Elza Tank e Lombardi? Não vão, com certeza, desafiar a chefia.

Agente laranja
Não! Não estou falando do gás desfolhante, composto de dois herbicidas, utilizado na guerra do Vietnã, pelos americanos. São dos nossos “agentes laranjas”, os “laranjinhas”. Que estão multando sem parar, chegando ao cúmulo de dois deles aplicarem três multas, em apenas sete minutos ao mesmo motorista e pelo mesmo motivo: falta de cinto de segurança. E o mais incrível, no mesmo local, conforme mostrou a Gazeta na quarta-feira.

Coincidências...
E só para completar: na quinta-feira, a Gazeta mostrou outro caso de um único motorista, que levou outras três multas, também no mesmo local do primeiro e em menos de 12 minutos. O problema é que até agora, desde que começaram a multar, os “laranjinhas” estão descontrolados; não há regras e são unanimidade na hora das reclamações. Não que não haja motorista infrator - e como tem, nesta terra da laranja - mas é preciso um mínimo de critério e bom senso.

Um lado bom
Depois de todas essas denúncias, é que alguns agentes despiram-se de seus blocos e foram para a praça desenvolver ações educativas sobre a necessidade de se respeitar as leis de trânsito. Interessante e oportuno. Mais interessante, ainda, seria se sempre agissem assim. Orientando e educando e, em último caso (que sabemos, o desrespeito por falta de educação existe, mesmo), a multa. Enfim, é preciso sempre distinguir a multa educativa e punitiva daquela que traz escondida a voracidade da administração pública por arrecadação. Acredito mais nessa última, como parâmetro de nossos agentes laranjas...

E-mail legal!
Sobre meus comentários, na última quinta-feira, nesta coluna, sobre os GMs e médicos, recebi o seguinte e-mail, de um GM, cujo nome manterei no anonimato: “Muito Obrigado. Só posso começar esse e-mail dizendo isso com todo o coração. Qual minha surpresa chegar ontem à noite na minha casa e ler as notícias do dia, bem, dia quase passado já, pois sou guarda municipal, e após 12 horas de serviço só posso ler mesmo à noite. Bem, vejo a notícia que o nosso excelentíssimo prefeito se dispôs a ir até a Câmara Municipal e se justificar... pode? Nós esperamos um simples contato e ele nem se deu ao trabalho. E o caso da equiparação com os médicos da região... também não era esse nosso argumento? Olha, hoje você me deixou de alma lavada. Muitíssimo obrigado. Continue assim, pois agora eu vejo que temos aqui pessoas com brio, ética e caráter... um abraço”.

Frase da Semana
“Quem é a favor do MST vota contra essa lei, quem é contra o movimento, vota a favor”. Do presidente da Câmara, Eliseu Daniel dos Santos (PDT), após votação da lei de zoneamento, de autoria do prefeito Silvio Félix, que restringe ação do MST no Horto.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: