Pages

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Duas pesquisas...
...e o mesmo resultado. Uma, do site da Câmara, perguntando se “você acredita que Limeira voltará a ter 21 vereadores ainda nesta Legislatura?”. E a outra, da Gazeta, perguntando “com a aprovação da PEC, quando os novos vereadores devem tomar posse?”. Coincidência ou não, em ambas, ninguém acreditou em posse ainda nestes últimos dois anos e três meses de mandato eletivo.

Números falam
Apenas os números e as perguntas foram diferentes. Cada uma com seu perfil, porém, na busca de uma mesma resposta. O que praticamente aconteceu.Ouvindo o povoNa pesquisa do site da Câmara, 54,76% dos votantes afirmaram que Limeira não terá os 21 vereadores ainda nesta Legislatura, contra 42,24% que acham que os sete suplentes voltam. Na pesquisa do site da Gazeta, 86,08% responderam que os vereadores devem voltar só na próxima eleição e 13,92%, imediatamente. Porcentuais bastante expressivos, diga-se.

Resultado claro
Na verdade, ao se expressar dessa forma, os internautas eleitores - e vice-versa - estão dando uma resposta clara aos defensores do aumento do número de vereadores. São contra. Não querem mais gente para fazer nada. E ponto final! O que se está refletindo, também, na Justiça Eleitoral, que começa a negar pedidos de posse. Aqui em Limeira, cinco pedidos já foram negados. E que o TRE também entenda dessa forma, quando os recursos aparecerem por lá!

E começou cedo
Após a convenção estadual do último sábado, o PDT de Limeira começa a filiar alguns notáveis da administração municipal. Celso José Gonçalves, secretário de Obras, foi um deles. Outros - nem tão notáveis assim - foram apresentados pelos vereadores pedetistas Farid Zaine e Carlinhos Silva. E esse é o grande vício da política brasileira. Uns podem até se filiar por vontade e interesses próprios. Outros, se veem coagidos a tal. É assim que funciona. Infelizmente para a política!

Como a política...
...é o assunto. Alguém ainda duvida que Eliseu Daniel dos Santos e Constância Félix façam dobradinha em Limeira, pelo PDT, em 2010? O presidente da Câmara Municipal, à Câmara Federal e a primeira-dama, à Assembleia Legislativa paulista?

Enem e Pizza!!!
Se alguém acredita, de fato, que o vazamento das provas do Enem se resume a apenas um segurança (que era empacotador), um DJ e um dono de pizzaria dos Jardins, então é porque acreditam em gnomos, duendes, Papai Noel, coelhinho da Páscoa... Tem muito mais interesse nesse vazamento, do que supõe nossa “vã filosofia” e do que apurou a Polícia Federal. A história ainda vai contar esse episódio. “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay!!!”

Além do social
O MST precisa se definir. Se é um movimento social na busca pela reforma agrária justa - necessária e urgente neste país de latifúndios improdutivos - ou apenas um braço da baderna explícita. Destruir pés de laranja com o pretexto de plantio de cereais e outros cultivares vai muito além das necessidades básicas do movimento. Pelo espaçamento do solo entre cada árvore frutífera, daria para o manejo de outras culturas. Ao passar com um trator sobre as laranjeiras, o MST está enterrando sua verdadeira história, que não é a de alguns poucos e conhecidos baderneiros, que nada entendem de terra. Apenas de violência!

Opinião
O leitor da Gazeta ganhou um novo espaço para expressar sua opinião, dar sugestões ou fazer críticas sobre assuntos de interesse da comunidade. A “Gazeta dos Leitores” estreia neste sábado, e os textos podem ser encaminhados por carta ou pelo e-mail: leitores@gazetadelimeira.com.br.

0 comentários: