Pages

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Para pensar
Ainda não está suficientemente claro a quem interessa o mandato do vereador Edmilson Gonçalves (PSDC), alvo de uma Comissão Processante (CP) na Câmara. Ter um suplente assumindo seu lugar - que parece ser a lógica do momento - não vai modificar a conformação numérica entre situação e oposição. Já com o vereador Aloizio Andrade (PT), não há preocupação do partido em relação à outra CP e uma possível cassação. Como o PT correu em raia própria nas eleições proporcionais, o suplente será sempre do PT. Sem prejuízos políticos. Se alguém quiser desmentir...

Pode dar certo
Longe dos embates políticos, o que se percebe é uma Câmara melhor focada e com pouco mais de qualidade que as anteriores. Resta saber se os vereadores estão dispostos ao uso dessa prerrogativa pela população. E a maioria governamental não pode transformar essa condição em subserviência. De triste memória.

Quem sabe faz...
...a hora, não espera acontecer. Vou me apoderar desse verso, da música "Pra não dizer que não falei das flores" - ou Caminhando, como gostam muitos - de Geraldo Vandré, para definir a atitude do papa Bento XVI, que discursou ontem pela última vez em seu papado, após a renúncia anunciada no último dia 11.

Avançar é preciso
Bento XVI, apesar de se dizer cansado, atirou pesado contra aqueles que, sob uma veste religiosa, não cumpriram suas ordens. Estavam preocupados com o poder e a vaidade. Conservador ao extremo - o papa que já não é mais o Sumo Pontífice da Igreja Católica - não fez muita coisa para modernizar a igreja, mas sua renúncia pode propiciar uma renovação e evitar uma debandada maior ainda de fieis. O discurso e as atitudes dessa igreja precisam mudar rápido e caminhar na direção do povo e suas aspirações. E não apenas sob dogmas seculares e ultrapassados. Estamos no Século XXI.

Já está nas ruas
Com 20 meses de antecedência, a campanha à Presidência da República de 2014 já tomou corpo e a troca de farpas entre situação (leia-se PT e coalizão) e oposição (entenda-se PSDB e agregados) ganha força. Resta saber quem terá mais anestesia para aguentar as espetadas. Os dois lados já carregam sacolas de pedras. O problema é que ambos têm tetos de vidro finíssimo. E não precisa muito esforço para quebrá-los. Já os periféricos não têm cacife para o enfrentamento.

A última de hoje
A liberdade de expressão serve justamente para dar vez e voz ao contraditório. O que eu penso pode não ser o que outros pensam e vice-versa. Não há nada mais sagrado que esse direito. Pena que nem todos entendem assim.

0 comentários: