Pages

terça-feira, 22 de maio de 2012

Socorro. Preciso de um eletricista e outros...

...profissionais para pequenos serviços de reforma. Quem não deparou com essa procura, quando o assunto são os pequenos serviços residenciais, como da rede elétrica, hidráulica e de pedreiros mesmo? E como está difícil achar no mercado esse tipo de profissional, que seja pontual, faça um bom trabalho e nos inspire confiança. O que não consigo entender é se há falta de gente capacitada, com vontade de trabalhar, ou simplesmente esses profissionais estão relegando justamente os pedidos por serem pequenos e, talvez no entender deles, de baixa lucratividade. E acabam buscando apenas grandes empreitadas, que lhes pareçam mais lucrativas. Vou apostar nessa segunda hipótese, que me parece a mais verdadeira. Porém, é preciso lembrar que vários pequenos serviços podem render tanto quanto apenas um de maior proporção. E que um cliente satisfeito é o melhor meio para conquistar novos clientes. Hoje, para conseguir um eletricista, por exemplo, é preciso várias tentativas, para um atender. Pedreiros e encanadores, então, só por indicação. E com dia e hora marcados. Isso quando não esquecem.

Difícil encontrar
Às vezes é preciso mudar um pouco o foco da discussão, deixando algumas reflexões de lado, para trazer à tona uma realidade bastante visível, que atinge muita gente, porém, é pouco comentada. A questão da prestação de serviços, o setor da economia que mais cresce hoje no País, diga-se, é bastante clara. E às vezes causa transtornos àqueles que precisam contratar algumas categorias de profissionais.

Por que há falta
É bom lembrar que é de grão em grão que a galinha enche o papo. De uma só vez, o milho pode afogar. Quem soube contar tostão por tostão, fez um milhão. E quem quis levar um  milhão de uma só vez, acabou não conseguindo carregar. Ou será que somos nós, consumidores, também, que não estamos sabendo valorizar esse tipo de trabalho? De fato, fico na dúvida. Que essa falta é sentida, é bastante real.

Rever posturas
Então, fiquemos assim, para que o setor de serviços, como disse anteriormente, dos que mais cresce na economia nacional, continue nessa escalada. E que profissionais que atuam nessa área, tão diversa, entendam que precisam dedicar atenções, tanto para o grande como para o médio e pequeno clientes.

E falta respeito
Ainda tenho dificuldades paral entender a falta de respeito entre profissionais de uma mesma área. Como alguns não sabem conviver com o sucesso de outros e, antes de procurar seguir o exemplo vitorioso, chafurdam no baixo nível do desmerecimento, que leva ao ressentimento, facilmente detectado nas mais corriqueiras afirmações. Mesmo maquiadas, disfarçadas até, algumas atitudes revelam o propósito desse desrespeito. Para crescer é preciso deixar a criancice de lado   

Virou bunker
Desde as primeiras denúncias, envolvendo a merenda terceirizada em Limeira, não se esperava - ou era esperado? - chegar tão longe. O esquema, que já foi uma caixa-preta, tornou-se uma caixa de Pandora e, agora, transformou-se num verdadeiro bunker, de tanto segredo que esconde. De autuação em autuação, pelas mais diversas irregularidades, desde o não recolhimento do FGTS das merendeiras até comida vencida, estragada e de péssima qualidade, que era fornecida às crianças da rede pública de ensino, os argumentos morais já estão embasados para que a Prefeitura coloque um ponto final nesse esquema.

Silêncio mortal
E de tudo o que já foi dito e se falou, e se mostrou, o que mais causa náuseas nem é tanto a comida apresentada, mas sim o silêncio do ex-secretário Antonio Montesano Neto, que geriu tudo isso sem fazer nada. Ou foi engando, ou então ele é mais um adepto do "eu não sabia de nada", frase tão conhecida neste país.

Teoria e prática
As concessionárias do serviço público de transporte coletivo urbano vêm anunciando, através de anúncios pagos em jornais e matérias jornalísticas patrocinadas pela Secretaria Municipal dos Transportes, muitas melhorias. As reclamações dos usuários, entretanto, continuam. Nesse caso, teoria e prática têm que caminhar juntas. A história de que "na prática a teoria é outra" não pode, nesse caso, ser a expressão de uma verdade.

Pergunta rápida
A Prefeitura levou em consideração os impactos ambientais para escavar o Cemitério Saudades, próximo aos túmulos, para alargamento do passeio público?

Paradoxo moral
Como explicar uma situação tão conflitante quanto esta, que vou expor agora? Não sei. O mesmo Supremo Tribunal Federal (STF), que dá aval e garante a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, protege um ficha suja, isentando-o de depor em CPI. Pelo menos adiando seu depoimento. Contradição tenebrosa. E muito perigosa...

Chegando a hora
Mais um pouco e começaremos a respirar os ares quentes do ano eleitoral, que pelo menos por aqui deu uma esfriada como todo o processo de cassação do prefeito Silvio Félix (PDT). Sem dúvida será um ano diferente, em muitos aspectos. A mobilização popular está fazendo a diferença na condução do processo político. Em especial para os que pretendem se lançar ao crivo do voto. Todos estão com um olho no gato e outro no toucinho. Sem trocadilhos, tá. 

Frase da semana
"A comissão não abriga ressentimento, ódio nem perdão. Ela só é o contrário do esquecimento". Da presidente Dilma Rousseff (PT), que chorou ao falar às famílias de desaparecidos políticos, entre 1964 e 1985, ao instalar a Comissão da Verdade. Na quarta-feira, 16. No UOL Notícias - Política.

0 comentários: