Pages

sábado, 5 de maio de 2012

Esperança real
A conscientização é a melhor arma contra a corrupção e todos os seus meandros. E fundamental para extirpar da sociedade os corruptos. A apenas pouco mais de quatro dezenas de títulos para um segundo turno nas eleições municipais em Limeira, vê-se a crescente participação da juventude nesse processo, o que vem sendo fator preponderante para ao sucesso dessa empreitada, que pode garantir um debate mais apurado, para que a escolha não seja pelo populismo e por falsas promessas e publicidade exacerbada.

Todos cansaram
Essa conscientização deixa claro que o povo está cansado. E  que há uma batalha em curso contra toda sorte de desmandos da velha prática política, que alimenta, alimentou e vem alimentando alguns agentes públicos, que desdenham da sabedoria popular; dão de ombros à integridade moral e desprezam a coisa pública, fazendo dela apenas um trampolim para suas aspirações e ganâncias. Acordar aos poucos é melhor que o sono da incredulidade, muitas vezes causado pela impunidade.

Ainda as compras
Há em curso uma campanha pela sacolinha de papel nos supermercados. Também sou favorável. O que é preciso é que os supermercados supram a ausência do plástico sem cobrar do consumidor. Mesmo porque não houve realinhamento dos preços a menor, com o fim da sacolinha plástica. Mesmo porque nem sempre há caixas de papelão suficientes, que também traz riscos, dependendo do produto que tenha embalado.

É crescente, mas...  
A adesão do consumidor à sacola retornável é visível. Basta uma rápida passada pelos hipermercados, para perceber um número cada vez maior portando suas próprias sacolas. A impressão que se tem, às vezes, que há uma intenção do estabelecimento em esconder suas caixas, para vender as sacolas retornáveis. Daí a questão de se fornecer a sacola de papel reforçada, como antigamente. E equilibrar a questão financeira, já que os preços finais não caíram, mesmo sem o custo das sacolinhas que não são mais oferecidas. É preciso que haja equidade nesse tratamento.

Cartolada geral
Não é minha seara, mas não posso deixar de criticar a ridícula atuação da Federação Paulista de Futebol, na pessoa de seu presidente, Marco Polo Del Nero, em impor as finais do Paulistão 2012 no Morumbi. Além de alijar os torcedores bugrinos de ver seu time jogando no próprio estádio, dá um alento financeiro ao São Paulo, dono do estádio. E de graça. Lembranças de Laudo Natel.

A última de hoje
Novas CPIs à vista. Mais que apenas comissões de investigação, é preciso vontade e coerência em querer investigar. Para não protagonizar, como foi até agora, inaugurações e mais inaugurações de pizzarias. Pizza precisa ter cheiro de mussarela e orégano. Qualquer outro tipo de cheiro não é mais palatável à sociedade organizada.

0 comentários: