Pages

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Foi apenas "saúde" política. Nada mais!

Em fevereiro de 2010, o então governador José Serra (PSDB), esteve em Limeira inaugurando o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), o 22º do Estado e com toda pompa possível a uma ocasião dessa natureza. Está , no Portal do Governo do Estado, de 25 de fevereiro. Para quem quiser ler - e perceber o marketing político - no discurso de Serra aqui vai o endereço: http://www.cidadao.sp.gov.br/noticia.php?id=208077. Saúde de primeiro mundo, disse ele. Com especialidades complexas, que "atendiam todo o alfabeto....". E 15 meses depois a crise, quando, de forma unilateral do governo do Estado cortou o convênio com a Santa Casa para exames de alta complexidade - os mesmos anunciados pelo então governador e que seriam bancados pelo Estado. Conforme mostrou esta Gazeta dois meses e está reforçando agora, através de matéria da jornalista Renata Reis, publicada na última sexta-feira. Quase mil pedidos de exames empilhados - e parados - à espera de atendimento. AME que foi muito bem utilizado por Serra, depois candidato do PSDB à Presidência, na campanha eleitoral!

O discurso e a...
...realidade, entretanto, tornaram-se contraditórios. "Quem mantém o AME é o Estado - aqui nós vamos gastar mais de 9 milhões de reais por ano...", palavras de José Serra na inauguração do ambulatório em Limeira, postado , no longínquo fevereiro de 2010. Dinheiro que agora sumiu. E a população de Limeira e região acabou no prejuízo sem o atendimento à saúde de primeiro mundo, conforme fora anunciado.

Números duros
O que pesa nessa história toda é o desamparo à população. Os detalhes apresentados na matéria sobre a quantidade, complexidade e tipos de exames parados no AME são assustadores. Eram, até a última quinta-feira, 999, entre tomografias e ressonâncias (com e sem sedação), radiologias, densitometrias ósseas, cintilografias e angiografias. Todos de alto custo. Quem está precisando...vai ter que esperar!

Para completar
Como a questão do AME envolve também a Santa Casa de Limeira, está na hora de a entidade se manifestar. O mais rápido possível!

Estão voltando
Amanhã, segunda-feira, primeiro de agosto...amara volta à rotina das sessões ordinárias - e extraordinárias - após as merecidas férias de julho. Mãos à obra!

Reflexão lógica
É muito difícil para o homem (no sentido ser humano da palavra, é evidente), um ser 100% político não falar, comentar ou tratar de política. É a essência da vida e está em tudo o que faz. Do mais simples ao mais complexo ato no seu dia a dia, tudo é política. Entre elas a partidária também. Por que não?

Pergunta rápida
Até onde pode chegar uma aliança política suprapartidária?

O que era doce
Acabou-se! Escrevi neste espaço sobre as melhorias recentes nos semáforos na área central. Foi até um "voto de confiança" à Secretaria dos Transportes, logo que anunciou a troca da fiação e o trabalho de pôr esses semáforos em operação sincronizada. Durou pouco e contemplou alguns trechos dos mais problemáticos. Tudo voltou à normalidade. Ou seja, verde, vermelho, vermelho, verde, numa alternância que faz o tráfrego simplesmente empacar. Está difícil. Muito difícil mesmo!

Se você quer ler
Ler peças teatrais em livros é um exercício interessante. Aguça o nosso lado ator e de forma rápida nos colocamos em cena e na vida dos personagens. Quando a obra é densa, a leitura torna-se um verdadeiro desafio. Por isso minha sugestão de leitura, para hoje, é justamente sobre uma dessas peças teatrais pesadas e carregadas de significados. Estou falando de Oração para um de chinelo, de Plínio Marcos, um dos maiores dramaturgos que o Brasil teve. Os personagens: um ladrão regenerado e alcoólatra, uma prostituta e um fugitivo da polícia. Escrita no auge da ditadura militar, em 1969, retratando as injustiças sociais da época. E por que não dizer de agora também? Sempre atual. Como continua sendo Plínio Marcos, Nelson Rodrigues... Vale a leitura. E muito!

Eu Recomendo!
Um filme que vale a pena assistir. Para se emocionar, refletir sobre a vida e os horrores da guerra. Estou falando de A Vida é Bela (La Vita è Bella, Itália - 1997), que tem na direção e também como protagonista Roberto Benigni. Além dele estão no elenco Nicoletta Braschi, Giustino Durano, Sergio Bini Bustric, Horst Buchholz, Amerigo Fontani, Giorgio Cantarini, Pietro De Silva e Marisa Paredes. O cenário é a Itália dos anos 40, onde Guido (Roberto Benigni) é levado a um campo de concentração nazista e acaba usando toda sua imaginação para que seu pequeno filho acredite que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. Daí em diante o enredo se desenrola, sempre surpreendente. Comédia e drama. 116 minutos. Com três Oscar no currículo: melhor ator para Roberto Benigni, melhor filme estrangeiro (concorreu com Central do Brasil) e melhor trilha sonora.

Frase da semana
"Garoto, vem pra cá". Do técnico do Real Madrid, o português José Mourinho, ao jogador Neymar, do Santos, em recente conferência telefônica com o atleta e seu pai. Na Folha.com-Esportes. Sexta-feira, dia 29.

0 comentários: