Pages

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

De anúncio em anúncio... apenas marketing

Na última segunda-feira, com agentes de trânsito - os laranjinhas - nas ruas portando placas orientativas e distribuindo folhetos, a Secretaria dos Transportes anunciou uma campanha de conscientização "Uma mãozinha no trânsito", que deveria se estender até a sexta-feira, 12, visando à difícil relação motorista, faixa de pedestre e pedestre. Ideia ótima. Iniciativa acertada, não fosse a sua descontinuidade. Pelo menos após todo "alvoroço" da segunda-feira, os agentes sumiram, não vi ou recebi nenhum folheto, e tudo continuou como estava. Aliás, deve ser o enésimo anúncio e divulgação, com incrível logística marqueteira, que a Prefeitura faz nesse sentido. E a continuidade, que é bom, vai acabar em outro atropelamento, como mostrou reportagem desta Gazeta na terça-feira, 9, com números e índices desse tipo de acidente no município. Disse o secretário Rodrigo Oliveira que a campanha se estenderia às escolas, também. Se nem nas ruas continuou - e se continuou foi muito discreta - o que esperar? A equação é simples: é fácil começar, divulgar e dar declarações midiáticas. Continuar... bem, é uma outra história!

Tudo emperrado
Difícil e inaceitável essa descontinuidade de iniciativas públicas, importantes e necessárias, porém, que não passam de "apelos promocionais". Tudo o que é feito pela metade ou fica apenas na boa vontade acaba repercutindo negativamente ou em críticas, como a que estou fazendo agora. Um visível sinal de incompetência do poder público em gerir suas próprias realizações. Ou pura falta de planejamento.

Segunda opção
Nesse caso, de mais essa campanha no trânsito, quero acreditar na falta de planejamento mesmo. A impressão que isso passa é de ideias apressadas, medidas intempestivas, cujos resultados não são calculados e o que é pior, intencionalmente voltadas à mídia. Se pode render até manchete - como foi o caso da Gazeta - então a ideia é boa. De fato, é! O que falta é sensibilidade para levá-lá até o fim.

Sensibilidade à...
...flor da pele. Impressionante como tem gente susceptível a críticas. Não suportam questionamentos ou confrontos de ideias. Costumo chamar esse comportamento de "fino trato da imbecilidade". Em vez da mea culpa, aboletam-se nas falhas dos outros para compensar as próprias. Ou justificá-las. Haja paciência!

Rede interativa
Na semana passada o prefeito Silvio Félix (PDT) comentou em seu blog nota que escrevi sobre a questão da anistia fiscal. Evidentemente, ele fez as citações em que comentei o que era de interesse dele. As crítica, é evidente, não apareceram. Tudo bem. Faz parte e agradeço a deferência, porém fica aqui um pedido a Félix: abrir seu blog para comentários. Seria muito mais democrático e, com certeza, haveria uma interação entre ele, prefeito, seus admiradores e também críticos.

Simples e fácil!
Se certa preocupação ou zelo do prefeito em evitar comentários jocosos - e até mesmo maldosos - basta que haja moderação. É uma ferramenta disponível e abre a rede para uma participação maior, de quem realmente deseja comentar ou criticar as postagens. Fica a sugestão!

Dez anos on-line
Uma iniciativa que deu certo e coloca o vizinho município de Cordeirópolis conectado com o planeta. Estou falando do site Cordero Virtual - www.corderovirtual.com.br - que completou dez anos no último dia 11. É considerado, hoje, o principal portal de notícias de Cordeirópolis. Segundo seu idealizador e proprietário, Marcos Calderaro, são aproximadamente 2.500 acessos diários, que provêm de vários países além do Brasil, tais como Portugal, Espanha, Itália, Japão, Estados Unidos, entre outros.

Pergunta rápida
Qual é o perfil que você projeta nos seus candidatos a vereador e prefeito para 2012?

Se você quer ler
Não li ainda, mas indico aqui. E vou ler. Trata-se da coletânea O Melhor de Stnalislaw Ponte Preta, organizada por Valdemar Cavalcanti. O autor traz novamente à tona personagens como Tia Zulmira, Altamirando e Rosamundo - que também foram títulos de livros do próprio Stanislaw - e mais duas partes dedicadas ao Febeapá (Festival de Besteiras que Assola o País). E com ilustrações do cartunista Jaguar. Para quem ainda não conhece, Stanislaw Ponte Preta era pseudônimo do jornalista e cronista carioca Sérgio Porto, falecido em 1968. É humor garantido e crítica ácida aos costumes - época, mas que continuam valendo hoje - e à política. Tudo muito atual, em especial o grande festival de besteiras que continua assolando este País. Leitura de primeira.

Eu Recomendo!
Filmes sobre a Máfia normalmente são sangrentos, violentos e pesados. Este, entretanto, foge desse rótulo, tratando o tema com humor e leveza. Estou falando de Máfia no Divã (Analyze This, EUA - 1999), que traz no elenco Robert De Niro, Billy Crystal, Ben Sobel, Lisa Kudrow, Chazz Palminteri , entre outros e conta a história de um chefe de família mafioso que começa a sofrer de ansiedade por causa de problemas do passado. Secretamente ele decide consultar um psiquiatra, para tentar se curar e não passar por “frouxo” perante os seus. Ele quer se curar em duas semanas para uma grande reunião mafiosa e exige que o psiquiatra fique à sua disposição. Agentes federais querem transformar o médico do mafioso em informante para saber da “grande reunião”. Diversão garantida

Frase da semana
"Ser imbecil é mais fácil". Do jornalista e cronista carioca Sérgio Porto, conhecido pelo pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta.

0 comentários: