Pages

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Foi na mosca!
Não tenho dúvida, que está sendo a notícia do ano em Limeira. Colunas e colunistas comentando, porém não dá para deixar passar em branco duas análises que faço agora. Programa CQC - Custe o Que Custar - da Band, da última segunda-feira, 17, revelou na área da Educação o que vem acontecendo em Limeira. Muitos gastos e promessas, mas nenhum compromisso. O problema nem é tanto da Secretaria da Educação ou do secretário Antonio Montesano Neto. O problema é da gestão pública municipal. Rafinha Bastos foi fundo no quadro “Proteste Já” e mostrou onde foi parar alguns milhões de reais de dinheiro público.

O compromisso
Montesano sem ter muito que falar, assumiu o compromisso de, em dezembro, ter duas ou três creches funcionando nas casas compradas e abandonadas pela Prefeitura. Deu um quadro ao apresentador, para que ele volte no final do ano para mostrar as novas creches. Diria que é mais fácil Montesano deixar o cargo do que a Prefeitura solucionar a falta de vagas nas creches, confirmada pelo Conselho Tutelar e que também está nas mãos do Ministério Público.

Reconhecer...
...um erro é sempre bom sinal. Engrandece o homem. A desistência da base governista em representar junto à Corregedoria da Câmara o vereador Ronei Martins (PT) por falta de decoro é uma decisão que coloca a justiça nos trilhos. Ninguém pode ser condenado por mostrar sinceridade e honestidade por suas convicções.

A luz no túnel
Sem o chamado Portal da Transparência, onde a Prefeitura é obrigada a disponibilizar seus dados contábeis (todos eles) e licitações, Limeira pode perder verbas federais. Faz parte da Lei da Transparência, que começa a vigorar no final do mês. Félix resistiu até onde pode. Agora não dá mais. Através da assessoria de imprensa, mandou informar que “vem trabalhando há algum tempo para que o site com as informações determinadas pela lei entre em funcionamento”.

Bem aprovados
A Câmara produz, às vezes, coisas de interesse público. Fazem por merecer cada centavo pago por nós, contribuintes. Na sessão de segunda-feira foram aprovados o Projeto de Lei n°145/09, de autoria do prefeito Sílvio Félix (PDT), que trata do Conselho Municipal de Juventude, e um Projeto de Resolução (n°16/10), de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a instituição do átrio da Câmara como espaço cultural permanente para a fomentação da arte e da cultura. Elogiáveis.

Português claro
Já destaquei neste espaço, com seus significados, as seguintes palavras: capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura e propina. Hoje vamos a mais uma. A palavra é compromisso, um substantivo masculino, cujos significados são: obrigação assumida por uma ou diversas partes; comprometimento; acordo político; pacto; convenção ou comprometimento entre duas ou mais partes litigantes de se sujeitarem a um julgamento ou decisão arbitral; obrigação de cunho social; dívida a ser paga em dia combinado e conjunto de regulamentos de uma confraria. Segundo o novo dicionário Houaiss. Na próxima quinta será corrupção!

Eu Recomendo!
Como não poderia deixar de ser, o filme da semana é Creche do Papai (Daddy Day Care), produção dos EUA de 2003 e direção de Steve Carr. No elenco, atores do porte de Eddie Murphy , Anjelica Huston , Hailey Noelle Johnson , Leila Arcieri , Lacey Chabert. Essa comédia de 93 min. mostra Phil (Jeff Garlin) e Charlie (Eddie Murphy), que ficam desempregados e sem dinheiro para pagar a creche de seus filhos, são obrigados a retirá-los dela e cuidar deles até que arranjem um novo serviço. E para ganhar dinheiro eles têm uma idéia: criar uma instituição que cuida de crianças enquanto seus pais trabalham. A dupla coloca o plano em prática e, devido aos métodos pouco convencionais que usam ao cuidar das crianças, acabam ficando famosos e gerando o ódio de seus concorrentes.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: