Pages

segunda-feira, 7 de março de 2011

Hora de parar e pensar. E muito!

“De um dia para outro são confirmados mais 10 casos de dengue em Limeira”. Este é o título de matéria da jornalista Renata Reis, publicada nesta Gazeta na última quinta-feira. Ou seja, em 24 horas nada mais nada menos que dez pessoas tiveram resultado positivo de infecção pelo mosquito Aedes aegypti. O que mais assusta é que já era previsível, como vinha alertando o secretário da Saúde, Gerson Hansen Martins. Confirmados esses dez novos infectados, Limeira já contabilizava, na tarde de quinta-feira, 43 casos de dengue, viabilizando assim a possibilidade de uma epidemia neste 2011 que mal começou. E a previsão do secretário da Saúde continua a mesma do final de 2010: o município pode chegar a dois mil doentes. Infelizmente é fácil constatar, entretanto, que a falta de consciência popular na questão sanitária de combate aos criadouros do mosquito ainda é a grande vilã da história. Em que pesem todas as campanhas de esclarecimento e o forte papel da mídia na divulgação dessas informações. Nunca é tarde, porém, para reforçar o papel do cidadão nesse processo de conscientização. A responsabilidade é só dele.

Folia com alegria
A corte de Momo já está nas ruas. E para que a alegria não se transforme em tristeza, vale lembrar sempre alguns preceitos básicos para se divertir. E que dependem exclusivamente de cada um de nós. Sem excessos e com atenção redobrada na hora de sair para a folia. Evitar o consumo exagerado de álcool, principalmente se for dirigir; camisinha no bolso e lembrar que no ano que vem tem mais! Moderação é a dica.

Ecoponto? Ou....
...um lixão disfarçado? Situação mostrada por esta Gazeta na sexta-feira, sobre a investigação do Ministério Público em 18 ecopontos de Limeira, é de assustar qualquer um. O que deveria ser um local para descarte de alguns tipos de resíduos, tornou-se uma espécie de miniaterro, que de sanitário não tem nada. Além do lixo doméstico, pneus, entre outros dejetos, até animais mortos são despejados em alguns deles. Tudo ecologicamente incorreto.

Quem é culpado?
Vendo a situação mostrada, que chega ao absurdo, é preciso criticar o poder público, que administra esses locais, pela ausência de fiscalização (é a única explicação para tanta sujeira assim!). E, também e principalmente, a população, que parece ainda não ter entendido a verdadeira função de um ecoponto. A falta de consciência e o desrespeito com o próximo são de irritar qualquer um. E quem não tem nada a ver com isso é que se vê obrigado a denunciar aos meios de comunicação o tamanho descaso. E como punir os irresponsáveis que agem dessa forma, se não há fiscais para autuar? Às vezes é fácil criticar os agentes públicos. Se a população, que é a mais interessada, porém, não agir de forma correta, não tem o direito de cobrar depois. É preciso entender que há direitos e deveres.

Agora é oficial
O relator do Conselho de Ética do PR, Pietro Parronchi, pediu na sexta-feira a expulsão do vereador Antonio Braz do Nascimento, o Piuí, do partido por ter desobedecido deliberação no caso da votação para a presidência da Câmara. Ele deveria votar em Mário Botion (PR) e votou em Elza Tank (PTB). O Conselho aprovou e, provavelmente na próxima quinta-feira, o Diretório votará o pedido. Se não houver interferência de última hora e nem movimentos alheios, mas conhecidos, Piuí deve mesmo ser expulso. O que vai acontecer depois é uma incógnita. Partido pode, inclusive, pedir sua cadeira na Câmara! É esperar para ver.

Lição aprendida
Existe uma frase interessante, um ditado popular, mesmo, que diz o seguinte: “São dois caminhos para o aprendizado. O caminho da dor e o caminho do amor”. Não sei se é nessa ordem e nem se é falado dessa forma. Isso entretanto não tem importância. O que vale é o conteúdo e o conceito que essas palavrinhas passam, quando queremos estimular ou dissuadir alguém. Tem muito a ver com a questão das escolhas que fazemos. E é sempre bom lembrar que se aprende de ambas as formas, porém muitos insistem em rasgar a carne em espinhos do que sentir a maciez das pétalas das rosas. Esta semana foi pródiga nesse ensinamento!

Se você quer ler
Hoje minha sugestão de leitura é técnica. E dirigida principalmente a jornalistas, militantes de redações ou de assessoria de imprensa. Como citei três autores na coluna de domingo passado, quando tratei do assunto Shopping Pátio, vou sugerir um livro em que dois deles apresentam suas experiências. Estou falando de Assessoria de Imprensa - teoria e prática, de Elisa Kopplin e Luiz Artur Ferraretto. O livro nos dá uma noção interessante “das origens históricas à redação de relises (assim mesmo, como está escrito aportuguesado) e a produção de periódicos, passando, ainda, pelos aspectos éticos e legais da Assessoria de Imprensa”. Entendo como leitura obrigatória para jornalistas, que desejam alargar seus horizontes e entender essa dinâmica da comunicação de massas. 152 páginas.

Pergunta rápida
Há quanto tempo não se vê um agente de trânsito patrulhando o centro da cidade?

Eu Recomendo!
Por sugestão do amigo Rafael Sereno, aqui da Redação, o filme de hoje vem lá da década de 1980. E tem Tom Hanks como protagonista. Trata-se de Um Dia a Casa Cai (The Money Pit – EUA, 1986). Traz na direção Richard Benjamin e complementa seu elenco com Shelley Long, Alexander Gordunov, Maureen Stapleton, Joe Mant egna entre outros. O filme conta a história de um jovem casal, que ao comprar uma mansão descobre gradativamente que nada funciona dentro da casa sem uma reforma geral. Só que eles gastaram tudo que tinham para adquirí-la e o orçamento para torná-la habitável é extremamente alto, então decidem fazer qualquer coisa para alcançar este objetivo e se envolvem em diversas confusões. É riso certo. 91 minutos.

Frase da semana
“Eu já fumei muito e me arrependo. Mas desde que conheci Deus eu não voltei a fumar, por isso estou tranquilo”. Do atacante Wilder Medina, 30, do Deportes Tolima, da Colômbia, pego em exame antidoping. Wilder fez o segundo gol contra o Corinthians, eliminando o time brasileiro na pré-Libertadores. Na Folha.com-esporte. Sexta-feira, 4.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: