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terça-feira, 15 de março de 2011

Consumidor ainda é desrespeitado!

Mesmo com a lei do telemarketing, que possibilita o consumidor cadastrar seu telefone - fixo ou celular - para bloqueio de recebimento de ligações dessa natureza, algumas empresas ainda desrespeitam a legislação e incomodam demais os usuários. Na semana passada, após o carnaval, minha filha começou a receber ligações do serviço de vendas da operadora de telefonia celular Oi e, mesmo dizendo que não queria nada, a vendedora insistia em conversar. E quando ela passou o celular para mim, a ligação foi desligada. E não parou nisso. Somente na última quinta-feira, 10, foram mais de cinco ligações até as 14h. Houve um momento em que ela não atendeu mais, quando registrava o número em seu aparelho. A Oi insistia em oferecer um chip grátis, para teste. É preciso mais respeito ao consumidor. Ainda há serviços como de cartões de crédito e agências bancárias que continuam insistindo, mesmo após sucessivas negativas. A maioria dos serviços de telemarketing, entretanto, se adequou bem à legislação estadual. Minha filha não atendeu mais às ligações, pois pretendo, com o número registrado, acionar o Procon.

Vale a denúncia
Sempre que o consumidor se sentir acuado no seu direito de livre escolha, ele tem o dever de denunciar o serviço de telemarketing e a empresa que o incomodam com telefonemas. O operador do serviço tem obrigação de, quando ouvir um não, parar imediatamente com a conversa, agradecer e desligar o telefone. Muitos serviços dessa natureza são prontos e não insistem. Porém, há aqueles que se sentem no direito em perturbar o cliente.

Só para lembrar
A lei de telemarketing é estadual. Tem o número 13.226 e foi sancionada pelo então governador José Serra (PSDB), no dia 31 de dezembro de 2008 e possibilita um cadastro para o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing no estado de São Paulo, beneficia os usuários de telefonia fixa e de celular com o DDD do estado. E mesmo que o estabelecimento de telemarketing seja de outro estado, o consumidor estará protegido.

Está esgotando...
O Shopping Pátio tem até amanhã para cumprir as exigências do Tribunal de Justiça (TJ-SP), cuja liminar garantiu, por 17 dias, que o empreendimento permanecesse aberto. Se as exigências não forem atendidas, a partir de terça-feira, 15, essa liminar perde sua validade e há risco de ser fechado novamente.

Carnaval de rua
O secretário de Turismo e Eventos, Marcos Francisco Camargo, após nota desta coluna, criticando a divulgação do público - superestimado, em minha opinião - do carnaval de rua em Limeira, enviou nota explicando como chegou àqueles números (30 mil pessoas). Segundo ele, “a estimativa do público presente foi baseada na lotação da arquibancada, mais o número de pessoas concentradas ao longo de toda a avenida que tem cerca de 1.500 metros, mais o público sobre o viaduto e o grande número de pessoas concentradas ao longo de toda a Marginal do outro lado do Ribeirão Tatu, onde, houve grande rotatividade de veículos, mais as cerca de 1.000 pessoas que desfilaram”. Embora ainda não concorde com ele, achei suas explicações plausíveis e nada mais justo do que garantir-lhe o direito à réplica.

O apoio popular
A população limeirense, carente de eventos dessa natureza, aplaudiu a iniciativa. Sobre o fato de ter citado também, que o público divulgado superava os 10% da população limeirense, Marcos Camargo comentou: “quanto ao fato de nossa estimativa beirar os 10% da população, não é absurdo devido à ansiedade pela realização do evento, que teve grande apoio da população”. Nisso ele tem razão. O abandono da administração pública a esta festa popular nos últimos anos gerou expectativas sobre sua realização o que acabou atraindo, sim, um bom público, que deve aumentar no próximo ano, caso aconteça novamente.

Silêncio de ouro
Acabar com os chamados paredões de som, ou seja, com o som alto no porta-malas dos veículos, nas vias públicas de Limeira. Este é o projeto de lei apresentado na Câmara, de autoria da vereadora Nilce Segalla (PTB), que justifica a necessidade de combater a poluição sonora. Trata-se de uma iniciativa que terá amplo respaldo popular. Em especial como garantia de sossego nas madrugadas, horário preferido em que alguns imbecis trafegam com seus carros ou utilitários com o som em elevado volume, em total desrespeito à população e à lei do silêncio. Se virar de fato lei, precisa ser aplicada em sua plenitude. Excelente iniciativa!

Se você quer ler
Para quem gosta de música de orquestra, de baile para ser um pouco mais saudosista, aqui vai uma sugestão interessante. Trata-se do livro Orquestra Tabajara de Severino Araújo, do escritor e memorialista Carlos Henrique Coraúcci. Como está no subtítulo, trata-se de “A vida musical da eterna big band brasileira”. Com minúcias e muito lirismo, Coraúcci consegue passar ao leitor até mesmo o ritmo das audições musicais do maestro e músico Severino Araújo e sua orquestra. O livro foi lançado em 2009 pela Companhia Editora Nacional. Para quem gosta de livro de memória histórica é uma excelente pedida. Boa leitura a todos!

Pergunta rápida
Algum dia a Prefeitura conseguirá sincronizar os semáforos aqui em Limeira?

Eu Recomendo!
Um clássico dos anos 30, do inigualável diretor John Ford. O filme de hoje, é O Delator (The Informer – EUA, 1935), um drama com duração de 91 minutos em p&b, estrelado por Victor McLaglen, Heather Angel, Preston Foster, Donald Meek, Margot Grahame, Una O’Connor, J.M. Kerrigan, Neil Fitzgerald, Joe Sawyer e Wallace Ford. Ambienta-se numa Dublin da década de 20, na efervescência do Exército Republicano Irlandês, o IRA e conta a história de Gypo, que em troca de dinheiro entrega seu melhor amigo. Porém, além de ver o amigo ser morto, Gypo passa a ser perseguido pelo próprio IRA. Há, ainda, outra versão do filme dos anos 2000, só que se trata de uma comédia. O nome é o mesmo: O Delator (The Informant - EUA, 2009), de Steven Soderbergh. O enredo é ambientado numa empresa, e traz no elenco Frank Welker, Matt Damon, Melanie Lynskey, Patton Oswalt e Scott Bakul. Para todos os gostos.

Frase da semana
“A criação geme em dores de parto”. Versículo da Bíblia (em Romanos, 8,22) e lema da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é “Fraternidade e a vida no planeta”, lançada oficialmente em Limeira na última quinta-feira, 10.

Antonio Claudio Bontorim

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