Pages

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Um silêncio que assusta. Pena!

O momento é grave. A situação é delicada e exige uma reflexão, que transcenda qualquer interesse e dê as devidas dimensões pelas quais passa o Shopping Pátio Limeira. O assunto, por mais exaustivo que possa parecer - e de fato o é e está nas análises de muitos colunistas de jornais - não pode ser resumido em poucas palavras, sem que seja tratado às últimas consequências. Depois dos graves acontecimentos do último dia 16 de janeiro e alguns respingos recentes, veio a decisão da Justiça amparada em laudos, vistorias e análises técnicas, por cassar o alvará do local. Persiste a intenção silenciosa dos empreendedores em manter tudo sem explicações. Ou seja, nenhuma declaração de fato, nenhuma informação técnica da real situação do shopping, a não ser um lacônico “a direção vai tomar as devidas providências e não há riscos ao público”. É pouco, em se tratando de um bem - apesar de privado - de uso público. São vidas em jogo (lojistas, trabalhadores e frequentadores), que merecem uma satisfação. Não dá mais para admitir que em pleno século XXI, viva-se no século XIX! É preciso transparência. Atitude.


Que fique claro!
Ninguém, em sã consciência, está torcendo contra o sucesso - que já é visível - do Shopping Pátio. Limeira estava ganhando o tão merecido centro de compras, que não tinha desde o fechamento do Limeira Shopping. É muita coisa em jogo: investimentos dos lojistas que acreditaram no empreendimento; postos de trabalho e movimento positivo na economia limeirense. Não é pedir muito. Apenas ação e explicação.

Saber aproveitar
A imprensa, de uma maneira geral, não pode e não vai ficar alheia a essa situação. Interesses comerciais não podem se sobrepor a outros, quando há riscos à vida humana. Os meios de comunicação vêm garantindo o espaço e o direito ao contraditório aos diretores do Shopping Pátio, mas o silêncio continua, como se nada estivesse acontecendo. Não há como alegar o cerceamento do direito à resposta. Isso não!

É muito pouco
“Conforme decisão judicial proferida na tarde desta sexta-feira, 25, o Shopping Pátio Limeira reabrirá suas portas neste sábado, dia 26 de fevereiro de 2011, a partir das 10h. O Shopping Pátio Limeira agradece o comprometimento, apoio e auxílio dos lojistas, bem como a solidariedade da população limeirense e assume o compromisso de manter o empreendimento dentro dos padrões necessários de conforto e segurança”. Essa foi a nota da assessoria de imprensa do Shopping Pátio sobre a sua reabertura, que ocorreu ontem. Como escrevi no início, ainda é muito pouco. É desconsiderar nossa inteligência e, principalmente, a opinião pública. Se de fato está tudo em ordem, seguro, por que não convocar uma coletiva e mostrar decisões, laudos, informar a população? Que responda quem puder!

E para matar a...
...saudade, um pouquinho de história. Sou da “geração” Limeira Shopping. Aproveitei desde sua inauguração - aliás participei ativamente dela - até o seu último suspiro, quando ainda era possível ter alguma atividade por lá. Do lazer às compras. Vi meus filhos crescerem, correndo pelos corredores do Limeira Shopping, inclusive o despertar do interesse de ambos pelo cinema. Lamentei, quando tudo acabou e evito, ao extremo, passar no seu entorno. É um nó na garganta e tristeza imensos. Enfim, sei da importância de um local dessa natureza à juventude, às famílias, ao crescimento econômico de um município. Quero imensamente acreditar que seja possível sua revitalização. Infelizmente hoje estou São Tomé! E quero ver, também, o Shopping Pátio crescer, prosperar. Porém com segurança!

Tudo na mesma
A assessoria de imprensa da Câmara não gostou da nota desta coluna do último dia 17 (Você entendeu?). Descrevi na íntegra, como recebi, um Projeto de Lei Complementar que alterava o outro, alterado por um anterior, e assim por diante. O problema é que não havia descrição do objeto deste projeto (que foi aprovado). Interessante, o leitor também ficou sem entender nada. Até agora não veio explicação a respeito do que se trata o projeto! Quando receber, divulgo!

Fé e tecnologia
A Paróquia de São Paulo Apóstolo também está no Twitter. O endereço é @spapostololim. Aliando religião e tecnologia, o que convenhamos, é bom para agregar os fiéis, aderiu também ao Facebook e Orkut. A Paróquia de Santa Rita foi outra a aderir à rede social através do @SantaRitaOnLine.

Se você quer ler
Um livro denso e cheio de lições a serem aprendidas com a dor e também solidariedade. Minha sugestão de leitura de hoje é “A Peste”, considerada a grande obra de Albert Camus, publicado 1947. “A Peste” conta a história de trabalhadores que descobrem a solidariedade em meio a uma peste na cidade de Oran, na Argélia. Questiona diretamente assuntos relacionados à natureza do destino e da condição humana. No livro, seus personagens ajudam a mostrar os efeitos que um flagelo desse porte causa na sociedade. Escritor e filósofo radicado na França, Albert Camus nasceu na Argélia em 1913 e morreu prematuramente, num acidente automobilístico em 1960, na França. Em 1957 ganhou o Nobel de Literatura por sua importante obra literária.

Pergunta rápida
Quem tem medo da verdade?

Eu Recomendo!
Mais um filme do fundo do baú. Do passado e da saudade. E dos bons. E faz parte da filmografia de uma das grandes estrelas de Hollywood e do cinema mundial: Bette Davis. Trata-se de A Malvada (All About Eve – EUA, 1950), dirigido por Joseph L. Mankiewicz. E mostra justamente a história de estrelas da dramaturgia. Fala da vida de Eve Harrington, na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons. Com as atenções voltadas para ela, um flashback revela toda a vida de Eve, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing, uma grande estrela da Broadway. Traz no elenco, além da própria Bette Davis, George Sanders, Anne Baxter, Marilyn Monroe, Celeste Holm, Gary Merrill, Hugh Marlowe, Barbara Bates entre outros. 138 minutos.

Frase da semana
“Ele é um palhaço de grande experiência; com certeza vai contribuir com projetos e com suas propostas na área cultural”. Do líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), sobre a indicação do também deputado Tiririca (SP), para a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal. Sexta-feira, 25, na Folha.com.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: