Pages

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pague duas, mas leve apenas uma!

Uma constatação do leitor Marcos Lima, acabou transformando uma simples reclamação em manchete desta Gazeta, na sua edição de anteontem. E, mais uma vez, trata do transporte público urbano de Limeira, sempre às voltas com a insatisfação de seus usuários. Desta vez a questão é mais séria e envolve o bolso do consumidor. Foi muito feliz essa constatação do leitor, confirmada por este jornal junto às empresas, sobre a venda de “créditos monetários” e não mais passagens de ônibus. O novo sistema, com a introdução do bilhete único, vai acarretar mais lucros às duas viações em prejuízo aos usuários. Quando compro um crédito para 50 passagens, por exemplo, a partir do momento em que houver reajuste no valor unitário dessas passagens, perco esse crédito. Ou seja, se ainda os tiver, comprarei menos unidades. O consumidor-usuário do transporte público estará sendo lesado. É como se fosse uma bitributação, o que é crime. Ainda na sexta-feira, a Prefeitura distribuiu nota falando da ilegalidade da medida e ameaçou as empresas. Penso que o MP, através da Promotoria do Consumidor, deveria agir. Já!

Fechando o cerco
O Ministério Público vai intensificar ações no sentido de coibir o excesso de barulho em bares, casas noturnas, chácaras, igrejas e eventos em geral, que possam perturbar o descanso do cidadão. Em resumo, vai fazer valer - ou pelo menos tentar - a Lei do Silêncio. Qualquer medida neste sentido é bem-vinda. Em especial, quando se trata de áreas densamente povoadas e estritamente residenciais. Nota dez!

Boate ambulante
E esses veículos turbinados com som? Até quando circularão livremente pelas madrugadas da cidade sem sequer serem admoestados? Já que é para garantir o sossego da população deixo aqui uma sugestão: algumas batidas noite adentro, em especial a partir das quintas-feiras, quando alguns infelizes colocam uma casa noturna dentro de seus carros, exibindo pelas ruas seus péssimos gostos musicais.

Fui muito infeliz
Fiquei sabendo, pelo canto de um passarinho, que não gostaram de uma comparação que eu fiz, na coluna de quinta-feira. Assim sendo, sou obrigado a pedir desculpas - e muitas - a todos os pizzaiolos, que nos brindam com suas pizzas espetaculares. Foi uma comparação indevida. Lamento!

Política e caserna
Está surgindo um novo partido no Brasil. O PMB - Partido Militar Brasileiro. Tem até site (/www.partidomilitarbrasileiro.com.br). E seus cinco primeiros princípios são: a) assegurar o direito à vida, à liberdade, à igualdade; b) assegurar o direito à dignidade da pessoa humana; c) garantir a defesa das instituições democráticas; d) assegurar o direito à cidadania; e) assegurar o direito ao pluralismo político... Confesso que fiquei assustado com essa notícia, que começa a ganhar a mídia. O “partido” está usando e-mails para divulgar sua doutrina e conquistar adeptos. A sociedade civil, contudo, está organizada contra possíveis aventuras políticas.

Xô! Xô, ditadura
A democracia brasileira garante hoje, entretanto, a livre associação partidária. O que nos tempos da caserna só valia para um lado. E, principalmente, garante o que esses militares não garantiram - e desprezaram enfaticamente - de 1964 até o banimento da ditadura militar: a prática inequívoca desses cinco princípios. O povo é sábio e, com certeza, banirá todos os pensamentos contrários às liberdades e garantias individuais, nossos mais caros preceitos constitucionais. Pelo voto, é lógico!

Palavra oficial...
Aguarda-se, ainda, um pronunciamento oficial, uma coletiva transparente e objetiva, da direção do Shopping Pátio Limeira sobre os acontecimentos de janeiro, que no próximo dia 16, quarta-feira, completa um mês. A sociedade limeirense merece respeito e principalmente saber como está a situação do shopping hoje.

Se você quer ler
Uma história de amor às avessas. Bem ao estilo de seu autor, o premiadíssimo Gabriel García Marquez (Nobel de Literatura). Uma leitura recomendável, que nos ensina como fazer uma reflexão sobre nossa vida. Trata-se de Memórias de minhas putas tristes, lançado em 2005, pela Record. Li este livro há cerca de 3 ou 4 anos e indico aos apreciadores de García Marquez e da verdadeira literatura. O livro narra a história de um nonagenário cronista e crítico musical que, em seu aniversário de 90 anos, pretende presentear a si mesmo com uma noite de amor louco com uma jovem virgem. Porém, ao vê-la dormindo, não tem coragem de acordá-la e se apaixona por uma garota adormecida. 130 páginas.

Pergunta rápida
E o Genivaldo, vem ou não vem?

Eu Recomendo!
Detentor de 5 Oscar (melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz e melhor roteiro adaptado) e outras duas indicações, o filme que indico para hoje é O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs – EUA, 1991), do diretor Jonathan Demme. No gênero suspense, traz no elenco os premiados Anthony Hopkins e Jodie Foster, além de Lawrence A. Bonney, Scott Glenn, Kasi Lemmons entre outros. Agente do FBI Clarence Sterling (Jodie Foster) é destacada para encontrar assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo. Só para lembrar, Hopkins encarnou o canibal Hannibal Lecter outras vezes no cinema. Duração 114 minutos.

Frase da semana
“O sucesso do governo Dilma é o meu sucesso. O fracasso de Dilma é o meu fracasso”. Do ex-presidente Lula, na festa dos 31 anos do PT. Em Brasília. No Estadão.com.br - Política. Quinta-feira, 10 de fevereiro.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: