Pages

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O arroz com feijão é a melhor opção

Esta Gazeta divulgou anteontem informação de que será sorteado um carro 0 km para o contribuinte que pagar seu IPTU em dia neste ano. Trata-se do “IPTU Premiado”, versão revigorada do IPTU da Sorte de 2004 e que deixou o então prefeito José Carlos Pejon (hoje secretário chefe de Gabinete da atual administração) inelegível. Sílvio Félix (PDT) anunciou em 2009 a sua “loteria” tributária para garantir arrecadação aos cofres públicos. No dia 2 de agosto daquele ano escrevi sobre essa nova versão do IPTU da Sorte - agora com o “sugestivo” nome de IPTU Premiado (“Contra a crise, Prefeitura estuda lançar um ‘novo’ IPTU da Sorte”, leia matéria através do link http://new.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=25540) - anunciada como remédio contra a crise, que desafiava especialistas e governos. Penso que não é necessário tamanho malabarismo ou estímulo para melhorar a arrecadação municipal. Um convidativo desconto no pagamento do IPTU a vista pode ser muito mais eficiente para atrair o contribuinte do que sorteios midiáticos. O mal pagador será sempre um mal pagador.

Ninguém aprende
O uso de celular ao volante é infração de trânsito. Dá multa e perda de pontos na CNH. Muitos motoristas, entretanto, estão pouco se lixando para isso. Mesmo que essa prática possa colocar em risco sua segurança e a dos outros também. Nesta semana, por três vezes, tive que buzinar para evitar acidente. Estava tentando estacionar e uma motorista vinha ao celular sem perceber a situação. Ainda foi mal-educada.

Não temos vagas
Leitores continuam me abordando para que eu comente sobre a questão do desrespeito às vagas especiais destinadas a idosos, nas ruas com estacionamento rotativo da área azul. Reclamam que nunca encontram disponibilidade e as que existem estão ocupadas por veículos, que não dispõem do cartão do idoso. “O que adianta ter a vaga, o cadastro na prefeitura, se ninguém respeita?”, indagou-me um usuário.

Educação? Cadê?
O tema é recorrente. Já tratei dele aqui por inúmeras vezes, porém sempre que for necessário voltarei a abordá-lo, pois é bastante sério e merece ser tratado como tal. Principalmente porque se trata de uma total falta de respeito daqueles que acham que as vagas especiais podem ser ocupadas sem qualquer critério. Ainda ontem, quando vinha para a Redação da Gazeta, ao descer a Praça Luciano Esteves, um Honda branco, com um casal jovem simplesmente ocupou a vaga do idoso em frente de uma agência bancária sem a menor cerimônia. E a pintura era nova. E não há mais a fiscalização por parte dos laranjinhas. Até quando?

Retaliação Política
Pior que o abandono político-administrativo ao qual estão submetendo Limeira, é o silêncio oficial sobre tal vindita. O “quem cala consente”, diante das inúmeras e diárias denúncias publicadas por esta Gazeta, é um sinal claro da represália eleitoral. Logo após a proclamação do resultado final das eleições de 2010, escrevi o que iria acontecer. A situação está muito pior do que eu poderia ter imaginado. Infelizmente!

Cobrar é preciso
O sistema municipal de saúde, se é que podemos chamar assim, está passando por uma crise de identidade. Por vários dias, semanas até, a Central de Ambulâncias estava desfigurada. Sem veículos - muitos quebrados, outros velhos - não havia como atender à população e até uma picape do Zoonozes foi utilizada para o transporte de um paciente. Na carroceria. Pois bem, O Ministério Público Estadual (MP) entrou em ação e, num estalar de dedos, o secretário da Saúde, Hansen Martins, apresentou na última quinta-feira uma frota de novos veículos. Como os senhores vereadores (os situacionistas) gostam de tapar o sol com a peneira e colocar panos quentes nos problemas do município, o MP agiu. E a Prefeitura reagiu: apresentou as novas ambulâncias. Curioso e estranho!

Se você quer ler
Com temática sempre atual e hoje mais que nunca acentuada pelos “big brothers” televisivos, este livro que vou recomendar tem sempre uma interpretação diferente, a cada releitura. Estou falando de 1984 (1948, com a inversão dos algarismos da dezena, ano em que foi escrito) do escritor inglês George Orwell, um londrino nascido Eric Arthur Blair, em junho de 1903. O livro retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo, no qual Orwell mostra uma sociedade oligárquica coletivista e repressora a quem se opuser a ela. A história narrada é a de Winston Smith, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Estamos no auge de 1984, apesar de 27 anos à frente. Ainda temos muitas sociedades e políticos que pensam e agem na esteira desse romance de Orwell. Boa leitura a todos!

Pergunta rápida
Se Limeira está em estado de emergência, decretado pelo prefeito Silvio Félix (PDT), não é contraditório coletar donativos para o Rio de Janeiro?

Eu Recomendo!
No último dia 3 morreu, aos 58 anos, Maria Schneider, atriz precoce que aos 19 anos contracenou com Marlon Brando, num dos mais controversos filmes de Bernardo Bertolucci. Esta indicação de hoje é uma homenagem a ela. Trata-se de o Último Tango em Paris (Ultimo Tango a Parigi – 1972, França), que conta a história de uma bela jovem que, enquanto procura um apartamento em Paris, conhece um americano, cuja esposa recentemente cometeu suicídio. Imediatamente há um desejo ardente de um para com o outro e iniciam, naquele momento, um tórrido affair. Combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas gradativamente os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos. Traz no elenco, ainda, Maria Michi, Giovanna Galletti, Gitt Magrini, Catherine Allégret, Luce Marquand, Marie-Hélène Breillat e Catherine Breillat. 123 minutos!

Frase da semana
“Tetracampeão do mundo de futebol”. Frase que consta na biografia do ex-jogador Romário, deputado federal em primeiro mandato eleito pelo PSB do Rio de Janeiro. No Portal da Câmara (http://www2.camara.gov.br/) através do link Conheça os Deputados.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: