Pages

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quando será??
O crítico é chato, por que insiste na crítica. Quando essa insistência tem fundamento é porque do outro lado, o criticado não tem competência justamente para se livrar dessas críticas. Em Limeira se tem um setor que está sempre na mira é o do trânsito. O melhor exemplo: os semáforos. Muitos quebrados, funcionando pela metade e sem qualquer tipo de sincronismo. O problema é antigo. Do tempo da arca de Noé. Nunca ninguém conseguiu resolver. Então, quem é mesmo o chato?

Leitor sugere
Na coluna Texto&Contexto do domingo, a pedido de um leitor e usuário do serviço, voltei a falar do desrespeito para com as vagas especiais para idosos, no estacionamento rotativo do sistema área azul. Citei até um exemplo que presenciei no dia anterior, no sábado, portanto. Na segunda-feira recebi e-mail de um leitor, com uma sugestão interessante e curiosa, para acabar com essa falta de educação.

Bem coerente
Quem escreveu foi o leitor José Magossi, que assim se expressou: “Ontem (domingo, dia 6) li em sua coluna notícia referente a vagas de idosos. Têm pessoas não credenciadas, que estão se utilizando destas vagas. Já vi jovens estacionar nas vagas dos idosos. Quero dar uma sugestão: se a Prefeitura colocasse na região da área azul apenas vagas comuns, sem identificação, somente no caso de idosos. O idoso que tiver a credencial de IDOSO, que é fornecida pela Secretaria de Transportes, poderá estacionar em qualquer vaga existente no perímetro da área azul, tenho certeza que os espertinhos não mais se utilizariam das vagas do idoso”. Taí um sugestão prática. E deve ser levada em consideração pelo poder público concedente do serviço e pela empresa concessionária.

Para reflexão
O jeito mineiro, quieto e pouco midiático da presidente Dilma Rousseff (PT) governar deve estar intrigando a oposição. Avessa aos malabarismos linguísticos, como gostava Lula, Dilma vai mansamente governado e mantendo as rédeas curtas da base aliada. Corretíssima. E discreta como convém a todo bom mineiro!

Está na mídia
E já que o assunto é mídia, o PSDB de Limeira está no Twitter. O endereço na rede é @TucanosLimeira. Quase que diariamente, em vários períodos do dia, são postadas informações sobre as realizações do partido, quando esteve à frente da administração pública do município. Interessante a iniciativa. Começaram a plantar no tempo certo, o que pode garantir uma boa colheita lá na frente. Uma visão futurística, sem dúvida!

Português claro
A palavra de hoje é bastante conhecida aqui em Limeira. É o substantivo feminino laranja, que significa fruto da laranjeira. Mas pode ser um substantivo masculino também, cujos significados são: indivíduo, nem sempre ingênuo, cujo nome é utilizado por outro na prática de diversas formas de fraudes financeiras e comerciais, com a finalidade de escapar do fisco ou aplicar dinheiro de origem ilícita; homem tolo, ingênuo; o mau regente de orquestra. Ou, ainda, laranja pode ser um adjetivo de dois gêneros e dois números: que tem a cor da laranja (fruto); alaranjado. Para ser incluída no dicionário Texto & Contexto, que já tem conluio, omisso, submissão, incompetente, hombridade, esperança, política, democracia e calafrio.

A última de hoje
É preciso reconhecer (e até aplaudir), que na questão da CPI da Merenda, o secretário de Negócios Jurídicos da Câmara, Fernando Lencioni, deu um nó nas investigações. O presidente pró-forma da comissão, vereador Silvio Brito (PDT), apenas cumpre suas determinações. Vamos dizer que ele foi um exímio pizzaiolo, manipulou bem as massas e logo mais estará assando as pizzas. A oposição terá que digerí-las bem, para não sofrer de indigestão.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: