Pages

domingo, 7 de novembro de 2010

As boas ações de cada um de nós

Alguém já parou para pensar na importância de, no dia a dia, participar da vida de seu semelhante através de um ato positivo? Altruísta? Por mais simples que possa parecer, como ajudar um idoso ou um portador de necessidades especiais a atravessar uma rua? São através dessas ações, que podemos nos reconhecer como seres privilegiados, dotados dessa capacidade imprescindivelmente humana, que é o sentimento. Ainda na noite de quinta-feira um colega de Redação contava-me duas experiências, uma de dor e outra de amor, que presenciou em um consultório médico e o fez refletir e se emocionar. Na manhã de sexta-feira, parei meu carro antes da faixa de pedestre para que uma senhora e sua filha - 5 ou 6 anos, estimo - atravessassem a rua. Ambas agradeceram, mas a garota, com seu sorriso puro de criança, me fez um gesto de positivo com o polegar, expressando o meu gesto de atenção e paciência, enquanto outros motoristas, obrigados a parar, ficaram irritados e “arrancaram” com seus veículos ou buzinaram, desaprovando minha atitude. Coloquei o egoísmo de cada um deles no meu sorriso.

Programa legal
Festa tradicional e que atrai grande público, sempre que acontece, está marcada para este domingo no Aeródromo Municipal. Trata-se da tradicional Festa Aviatória com a participação sempre esperada da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira - FAB. Será das 10h às 18h. O evento é da Secretaria de Turismo e Eventos em parceria com o Sistema Jornal de Rádio e TV.

Caíram na real
Finalmente cessaram os e-mails com mensagens depreciativas contra os candidatos à Presidência. Se a eleita Dilma Rousseff (PT) foi a maior vítima das mensagens e perfis falsos, o peessedebista José Serra também não escapou da sanha demolidora dos internautas. Nesse caso, gente sem nenhum compromisso com a realidade com a democracia. Poderiam ser mais úteis à sociedade.

Será que deita?
O prefeito Silvio Félix (PDT), quando ainda era um produtor rural, deitou-se na Limeira-Piracicaba em protesto contra a instalação de uma praça de pedágio na rodovia. E o pedágio foi construído. Será que ele vai se deitar agora lá no Jaguari, para que o Estado desista de construir o novo presídio, cuja área foi indicada por um secretário - ou melhor, ex-secretário - de sua administração?

Pergunta rápida
Por que sempre que precisa se defender de uma notícia publicada na mídia impressa e que não lhe agrada, o prefeito procura emissoras de rádio para desmenti-la e não o órgão que publicou a matéria?

Resposta curta
Por que não tem o que desmentir. A notícia publicada é sempre baseada em fatos e não boatos. É notícia. E com documentos, conforme mostrou esta Gazeta.

Se você quer ler
Para quem gosta de ler peças de teatro em livro, aqui vai uma boa indicação de leitura. Trata-se de Escola de Mulheres (L’école des femmes, no original em francês), de Molière, nascido Jean-Baptiste Poquelin. Trata-se de uma crítica aos costumes, que mesmo escrita no século XVII e apresentada pela primeira vez em 1662, é bastante atual e relata as relações homem-mulher e a traição conjugal. É garantia de bom humor do começo ao fim. Uma trama que envolve personagens caricatos, mas que podem ser ajustados a este século XXI, que conseguem sobreviver e até se superarem. Boa leitura a todos!

E se for dirigir...
...nunca beba. Você pode esquecer que mais a frente tem um radar, que vai fotografar sua placa, caso exceda a velocidade permitida na via. E se essa via não for sinalizada, indicando que é “fiscalizada por radar”, então mesmo sem beber você acabará sendo autuado pelo “olho eletrônico”. Pior ainda se houver vários limites diferentes de velocidade em pontos próximos, como ocorre no anel viário. Aí a solução é uma só: recorrer à Justiça contra a infração anotada.

Eu Recomendo!
O filme indicado de hoje é sugestão do amigo Francisco Gachet. Trata-se de Invictus (Invictus – 2009, EUA), com a direção do competente Clint Eastwood, que reuniu no elenco Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern Julian, Lewis Jones, Adjoa Andoh, Marguerite Wheatley, entre outros. O enredo: recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião François Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã. Com 134 minutos de duração. Do site www.adorocinema.com

Frase da semana
“Prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras”. Dilma Rousseff, presidente eleita pelo PT, em seu primeiro discurso, após sua vitória nas eleições presidenciais. Domingo, dia 31.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: