Pages

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ação com responsabilidade

A nota que publiquei nesta coluna, na quinta-feira, (http://new.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=44118) “Vale para todos”, teve repercussão positiva com os leitores, que elogiaram a cobrança sobre os templos religiosos que não respeitam os vizinhos. Entre quinta e sexta-feira, vários desses leitores ligaram para este colunista, fazendo a mesma reclamação e cobrança e solicitando para que essas críticas tivessem continuidade. Uma dessas ligações, em especial, partiu de uma senhora, vizinha de um templo religioso no início da Rua Dr. Trajano, nas proximidades da Capitão Kehl, que sem proteção acústica vem causando incômodo naquela região, a profissionais que têm escritórios e consultórios, pessoas idosas e portadores de deficiências. Já houve reclamação ao pastor, mas até agora nada. Segundo a leitora, os vizinhos estão, inclusive, pensando em entrar com uma ação na Promotoria do Meio Ambiente para resolver o problema. No domingo passado, de acordo com ela, o som alto foi até as 23h e ela teve que fechar portas e janelas para ter um pouco de sossego. Estamos de ouvidos atentos!

Sem impostos
Vale salientar que os templos religiosos, em Limeira, são isentos de taxas e impostos. Daí a proliferação de todo tipo de negócio dessa natureza. Negócio sim, pois muitos pastores tratam a religião dessa maneira, apenas como fonte de renda. E desrespeitam a tranquilidade da população - que tem direito ao sossego - quando descumprem a “lei do silêncio”. Até em nome de Deus há limites.

Após pressão
Por unanimidade. E não poderia esperar que fosse outra forma a aprovação, na última sexta-feira, durante a Sessão Extraordinária na Câmara, do Projeto de Lei Complementar nº 327/10, de autoria do Prefeito Municipal, para permuta de área, garantindo assim a continuidade da Faculdade de Administração e Artes de Limeira, FAAL. A sessão teve presença dos alunos.

Você entendeu?
Projeto de Lei Complementar nº. 305/10 de autoria do Vereador Miguel Lombardi (PR), que altera a Lei Complementar nº. 111 de 12 de Abril de 1993, alterada pela Lei Complementar nº. 281, de 11 de Novembro de 2002, alterada pela Lei Complementar nº. 392, de 2 de Agosto de 2007, alterada pela Lei Complementar nº. 459, de 15 de Maio de 2009 e dá outras providências. Será votado na Câmara, na sessão ordinária de amanhã!

Inferno astral...
A semana que passou não foi nada boa para o prefeito Silvio Félix (PDT). Ouviu poucas e boas sobre os problemas com a FAAL - por culpa da própria falta de agilidade de seu governo - e teve que aguentar cobranças em todos os sentidos. Acompanhado pelo silêncio da bancada situacionista da Câmara, que quando acuada fica mais perdida que cachorro que cai de caminhão de mudança. E, de quebra, viu “seu candidato” à presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindisel), José Lourenço Aparecido, ter uma derrota acachapante para a atual presidente Eunice Ruth Lopes, que tem sido uma pedra em seu sapato. Água benta é bom!!!

Pergunta rápida
Algum técnico, na Secretaria Municipal de Transportes, já tem estudo pronto - ou já pensou - sobre o fluxo de trânsito nas ruas Boa Morte, Presidente Prudente, João Guilherme, Dr. Trajano e Avenida Campinas, assim que a Covabra abrir seu novo hipermercado na antiga sede da revenda Ford em Limeira?

Ainda que tardia
A esperança, às vezes, bate à nossa porta. E, preferencialmente, deve entrar pela porta da frente. Essa esperança agora parece-me renovada com a notícia da venda, em leilão, do antigo Limeira Shopping. Participei ativamente de sua inauguração, em 1989 junto com o então prefeito Paulo D’Andréa. Frequentei suas lojas, cinemas, restaurantes e lanchonetes e vi meus filhos crescerem correndo pelos seus corredores e assistindo a alguns filmes, como os primeiros da saga Harry Potter. Gostaria, imensamente, de vê-lo funcionando como nos seus primeiros anos de atividade. E poder frequentá-lo novamente em encontros com amigos às sextas-feiras à noite.

Se você quer ler
Dentre os escritores de minha preferência, um em especial me chamou a atenção entre as décadas de 70 e 80. Trata-se de Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto. Ou simplesmente Pablo Neruda. Nascido no Chile, Neruda é um dos mais expressivos poetas da língua espanhola e tornou-se cidadão do mundo, por suas obras e também pelo seu cargo de diplomata. Canto General, Odas Elementales, Veinte poemas de amor y una canción desesperada, Residência en la tierra, Cien sonetos de amor estão entre suas obras mais conhecidas e lidas, e outras tantas, publicadas a partir de 1923 até 1980, mesmo tendo falecido em 1973. Mas a que vou recomendar é uma outra, a última delas, publicada após sua morte. A autobiografia Confesso que Vivi (Confieso que he vivido), de 1974, na qual ele narra toda sua trajetória literária, política e de homem público. Ótima leitura. Lições e mais lições de sensibilidade para todos os gostos.

Epitáfio moral
Aqui jazem a honradez, a integridade e a honestidade. Três velhas senhoras falecidas, que não frequentam mais as rodas políticas. Suas lições foram esquecidas! E seus preceitos foram rapidamente varridos para debaixo dos grossos tapetes de gabinetes arejados e lustrosos. Jazem sem direito ao ora-pro-nóbis!

Eu Recomendo!
Minha recomendação de hoje, além da qualidade do filme, vale para a beleza da protagonista Catherine Deneuve. Estou falando de A Bela da Tarde (Belle de Jour – EUA, 1967), que tem na direção Luis Buñuel e um elenco de primeira composto ainda por Jean Sorel, Michel Piccoli, Geneviéve Page, Pierre Clémenti, Muni, Françoise Fabian, Maria Latour, Macha Méril e Francisco Rabal. O filme conta a história de Séverine (Catherine Deneuve), jovem rica e infeliz que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Drama, 100 minutos.

Frase da semana
“Com todos os defeitos, eu sou o resultado da liberdade de imprensa deste país”. Do presidente Lula, durante entrevista inédita e ao vivo com blogueiros, na última quarta-feira, dia 24, pela manhã. No Uol-Notícias.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: