Pages

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Comemorar o quê?
Dia 21 foi comemorado o Dia da Árvore. Comemoração que, diga-se, aqui em Limeira não faz muito sentido. Estão matando as árvores das calçadas. Podando até plantas floridas, as poucas que existem. Já tratei deste assunto neste espaço. E, mais uma vez, vemos uma depredação da natureza, não manutenção da limpeza. A culpa, entretanto, não é da empresa que executa o serviço. É de quem contrata. Neste caso a Prefeitura. Para generalizar!!!

Tá chegando a hora
Faltam apenas dez dias para as eleições. Pergunta rápida: você já escolheu os candidatos em quem vai votar? A minha resposta é curta: eu tenho certeza em quem não votar! E a Justiça Eleitoral avisa: é preciso levar, junto com o título, um documento com foto: RG, Carteira de Trabalho, CNH ...

Até 30 de setembro
Hoje, 23 de setembro deveria ser o último dia para a retirada de segunda vida do título de eleitor, conforme Minuta de Instrução do Calendário Eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Anteontem à noite, porém, o próprio TSE decidiu prorrogar este prazo para 30 de setembro, aprovando por unanimidade o pedido do ministro Aldir Passarinho Jr..

Uma data especial
Outro prazo vence hoje também e diz respeito aos candidatos. É a “data em que todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem estar julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral e publicadas as respectivas decisões”, conforme a Lei Complementar nº 64/90, artigo 3º e seguintes.

Onde haverá urna
Ainda de acordo com o calendário eleitoral, hoje é o “último dia para o juiz eleitoral comunicar aos chefes das repartições públicas e aos proprietários, arrendatários ou administradores das propriedades particulares, a resolução de que serão os respectivos edifícios, ou parte deles, utilizados para o funcionamento das mesas receptoras no primeiro e eventual segundo turnos de votação”, conforme o Código Eleitoral em artigo 137.

Ficha quase limpa
Supremo Tribunal Federal (STF) ainda delibera sobre o Ficha Limpa. Ontem a votação foi interrompida e deve continuar hoje. Espera-se o voto pela moral!

Português claro
A palavra de hoje é baixaria. Muito usada nesta campanha eleitoral. Segundo o novo dicionário da língua portuguesa Houaiss, já com as novas regras ortográficas, baixaria, no uso informal, significa “pessoa, coisa, ação ou circunstância grosseira, má, desagradável, antissocial, violenta, ordinária etc.; baixo-astral”. E, na música, baixaria quer dizer “figuração de acompanhamento na região grave ou grupo de instrumentos tocando na região grave”. As palavras já definidas aqui, até agora, foram: capacho, vassalo, suserano, subserviência, censura, propina, compromisso, corrupção, decente, engodo, improbidade, honesto, contradição, déspota, boquirroto, idôneo, edil, alcaide, mentira, brocoió, abalado, sigilo e aloprado.

Mais reclamações
Faz tempo que não retomo este assunto, mas um amigo me lembrou, nesta semana, a falta de educação, de consciência mesmo, das pessoas que estacionam seus veículos em vagas reservadas a idosos ou pessoas portadoras de necessidades especiais. Continuo percebendo isso e anotando placas. Qualquer dia publico todas elas neste espaço.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: