Pages

domingo, 19 de setembro de 2010

Agora é preciso muito cuidado...

...com as informações que circulam pela internet, sobre posicionamentos políticos de pessoas públicas e entidades. Ainda no início do mês, um e-mail começou a circular, como se fosse uma recomendação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), levando inclusive renomados colunistas - como Fernando Rodrigues, da Folha - a citar tal recomendação como oficial da CNBB. Estamos a 15 dias das eleições e é preciso precaver-se com o que circula na WEB. A própria CNBB esclarece que “falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência. E seu único pronunciamento oficial sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral, deste ano, cujo conteúdo serve como orientação à expressão do exercício da cidadania em nosso País e em consonância com sua missão histórica, mantém a tradição de apresentar princípios éticos, morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores no discernimento do seu voto visando à consolidação da democracia entre nós”.

Políticos na Rede
Os candidatos aos cargos proporcionais estão se utilizando da internet como nunca. Twitter e e-mails vêm sendo a preferência de uma boa parte desses políticos, que apostam na abrangência da WEB para arrebanhar cada vez mais eleitores para seus projetos. Comitês eleitorais e “grupos de amigos” se encarregam disso. Esta será, sem dúvida, a eleição da rede mundial de computadores. Enter!

E o Tiririca, fica??
Leitores têm encaminhado e-mails à coluna, posicionando-se a respeito da polêmica candidatura do humorista Tiririca - aquele do “pior não fica” - e o que leva a esse tipo de candidatura. Uma leitora escreveu: “para mim o importante é saber votar e não quem pode ou não se candidatar. Tal candidatura deveria servir para um debate mais amplo sobre o papel dos partidos e o fim do voto obrigatório”.

Eleitor consciente
Esse tipo de posicionamento prova o que tenho dito, sempre. O eleitor está cada vez mais consciente. Porém uma reforma política tem urgência urgentíssima.

Se você quer ler
Um clássico da literatura nacional. Já foi minissérie de TV e é um dos livros mais interessantes de se ler, em especial pelas analogias entre situações vividas - quero dizer, mortas - em seu enredo e o mundo real. Trata-se de “Incidente em Antares”, de Érico Veríssimo, escrito em 1971, quatro anos antes de sua morte. No dia 13 de dezembro de 1963 morrem sete pessoas em Antares. Como os coveiros estão em greve, os defuntos passam a vagar pela cidade, vasculhando a intimidade de parentes e amigos. Como defuntos eles podem fazer isso sem temer represálias.

Chegou, que fique!
O Vira-Virou, virou! Que venha agora a oficialização e que seja anual. Boas ideias e promoções dessa natureza devem ser sempre elogiadas. É arte, cultura e lazer de qualidade. Parabéns a todos os seus idealizadores e organizadores. Festa bonita e equilibrada!

Pergunta clássica
Se alguém puder - ou tiver interesse - gostaria de uma resposta rápida e objetiva. A obra que está começando no Palacete Levy faz parte de um projeto de restauração do patrimônio histórico e arquitetônico de Limeira ou é uma simples reforma predial?

Truman sem show
Na coluna do último domingo, questionei sobre que metáfora atual referia-se o filme Show de Truman. A resposta correta foi do leitor Rafael Thirion: “seria a realidade do vazamento de dados da Receita Federal. Pois acredito que isso nos coloca na mesma posição do personagem de Jim Carrey no filme, ao descobrimos que nossos passos podem estar sendo acompanhados por um público bem maior do que gostaríamos”. Ok! Eu identifico o Truman: José Serra, do PSDB,. Quem vê Serra na TV percebe que ele não está entendendo nada do que acontece. Está totalmente perdido em si mesmo. Assim como Truman.

Amigo do Idoso
O Asilo João Kühl Filho está anunciando dois eventos beneficentes. O primeiro, no próximo dia 22¸ quarta-feira: Chá da Tarde, às 14h na sede da instituição. O preço é de R$ 5,00. E dia 26, domingo: Tarde Dançante, com a Banda do Moacir, às 14h. O convite a R$ 4,00. Os eventos têm acesso pela Rua Alferes Franco.

Eu Recomendo!
Na semana passada dei uma pista sobre o filme desta semana. Trata-se de O Iluminado (The Shining – EUA, 1980), um “terror” classe A, com direção de Stanley Kubrick (2001 e Laranja Mecânica) e duração de 144 m, com elenco de primeira: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson entre outros. Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Frase da Semana
“Prefiro a imprensa livre, ainda que com calúnias e injúrias, ao silêncio das ditaduras”. Da candidata do PT, Dilma Rousseff. Reproduzida no Twitter @HPozzuto. Na sexta-feira, 17.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: