Pages

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Censura à vista?
Sem alarde e divulgação - representantes dos maiores órgãos de comunicação e seis entidades de classe decidiram não participar - termina hoje a 1.ª Conferência Nacional de Comunicação (Cofecom), em Brasília, convocada por Lula em abril. Controle social sobre a mídia e criação de um Conselho Nacional de Comunicação são duas das propostas consideradas polêmicas. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) é uma das organizadoras do evento, que começou na segunda-feira, 14.

‘Libertad, jamás’
Parece que está batendo uma “síndrome” de Hugo Chávez e Evo Morales em alguns gestores da mídia nacional. Tudo indica que está se tentando abrir caminho para um controle dos meios de comunicação, numa tentativa de intimidar jornalistas e empresas, que não se alinhem ao poder. Aqui em Limeira essa tem sido a tônica, ultimamente, por parte dos poderes Executivo e Legislativo, quando o jornalista não segue suas cartilhas. Tenho sido vítima dessa intolerância. Infelizmente!

Mais marionetes
É evidente que se trata de uma conferência sem poder de mando. Pode, porém, se transformar numa ferramenta - conforme forem suas conclusões e propostas - para futuras ações contra a liberdade de imprensa, embora representantes da Fenaj neguem veementemente tal monstruosidade. Pelo andar da carruagem, e por tudo que se tem visto por aqui na América do Sul, é preciso atenção redobrada e resistência, contra o que possa parir a Cofecom.

Muito a aprender
Tem político que gosta de dar lições de moral, de conhecimento e de experiência. Que faz, que manda e tudo pode. Só não sabe dar lição de humildade e perceber que há momentos em que a inteligência e sabedoria devem superar a vaidade. E os interesses políticos e de grupos.

De paróquia nova
Acabou-se o mistério. Anteontem à tarde a Diocese divulgou as transferências de padres para 2009/2010. Padre Alquermes fica em Limeira. Ele deixa a Catedral e vai assumir como auxiliar na Paróquia Santa Rita, também em Limeira. A partir de primeiro de março do ano que vem. Dúvidas. Muitas dúvidas no ar...

Colaboração total
Que há falta de vagas para estacionar no centro, é uma realidade. Que a Secretaria de Transportes acertou em acabar com os estacionamentos especiais e privilegiados - farmácias, Fórum, etc., etc., - ninguém duvida. Que há uma total falta de educação e respeito de muitos motoristas (homens e mulheres), que gostam de ocupar duas vagas é outra triste e recorrente realidade. Se o poder público está fazendo sua parte, a população também precisa colaborar. E muito!

Eu recomendo!
Um clássico do cinema, que trata de imprensa e política. Principalmente nesses tempos, em que a imprensa está ameaçada com inúmeras tentativas de mordaças. Estou falando do filme Todos os Homens do Presidente, de 1976. Dirigido por Alan J. Pakula, esse drama, de 138 minutos, mostra jornalistas do Washington Post na investigação da invasão da sede do Partido Democrata, ocorrida durante a campanha presidencial dos EUA, em 1972. O trabalho acabou sendo um dos principais motivos da renúncia do presidente Richard Nixon, do Partido Republicano, em 1974. Foi o famoso escândalo de Watergate. O roteiro é assinado pelos próprios jornalistas Carl Bernstein e Bob Woodward, que escreveram o livro sobre o tema, e William Goldman. Nos papéis centrais, Carl Bernstein é interpretado por Dustin Hoffman e Bob Woodward, por Robert Redford. Tem ainda, Jason Robards, Martin Balsam, Hal Holbrook, Meredith Baxter e Jane Alexander. E Ghostbusters (Os Caça-Fantasmas) deve ser lançado em 2012. Coincidência ou não, é ano de eleição municipal por aqui!

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: