Pages

sábado, 30 de janeiro de 2010

Teoria e prática
Citar repetidas vezes e escrever sobre “os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade e da publicidade”, contidos no artigo 37 da Constituição Federal, é coisa comum. Seguir esses princípios na prática, de forma isenta e imparcial, é uma obrigação de qualquer um dos representantes dos poderes constituídos. Fazer juízo de valor, entretanto, é falta de inteligência. Pequenez de conduta.

Não deveriam...
Uma leitora faz, por e-mail, a seguinte solicitação: “seria possível fazer uma matéria referente aos caminhões no anel viário? Utilizo o anel viário todos os dias e vejo a placa de proibição, porém está cada dia pior o fluxo de caminhões desviando pela nossa cidade; sempre vejo o radar, mas os fiscais de trânsito há muito tempo não vejo nem sombra”. O tráfego de caminhões continua proibido e a Justiça estendeu essa proibição também àqueles com placas de Limeira, Cordeirópolis e Iracemápolis. A Prefeitura afrouxou a fiscalização.

Eleitor consciente
Enquete do site da Câmara Municipal perguntou se com a transmissão das sessões pela TV Câmara haveria uma aproximação da população com o Legislativo local. Depois de um mês no ar o resultado foi divulgado pela assessoria de imprensa da Casa: “71,11% dos internautas acreditam na aproximação da população com a Câmara a partir da transmissão da TV Câmara e 28,89% não acreditam nesta aproximação”. Os telespectadores estão ávidos para poder assistir, pelo TV, às sessões ordinárias da Câmara Municipal de Limeira. Que bom, isso contribuirá, de forma efetiva, com a conscientização dos limeirenses sobre os políticos.

O bicho vai pegar
A outra vereadora do PTB de Limeira (não a Nilce) anunciou, através desta Gazeta, ontem, uma dobradinha com o presidente estadual do PTB, Campos Machado, que correrá na mesma raia da primeira-dama e pré-candidatíssima Constância Silva, mulher do prefeito Sílvio Félix da Silva (PDT). Sobre esse assunto, entretanto, a vereadora não quis dar detalhes ou fazer qualquer comentário.

Chumbo trocado?
Parece que a história de o Hospital da Mulher virar AME ainda não foi bem digerido pela ex-secretária municipal da Saúde, que é também a líder do prefeito na Câmara. Seria o melhor e maior cabo eleitoral da vereadora e pré-candidata a deputado federal. Como diria o ex-nada saudoso presidente Collor, “o tempo é o senhor da razão”.

Por água abaixo
Com isso, a boa intenção do também vereador Mário Botion (PR), que lançou uma campanha pregando o voto em candidatos de Limeira, começa a naufragar. E dentro da própria instituição da qual é membro, a Câmara Municipal. Até a concretização de todos esses fatos, entretanto, haverá muito ranger de dentes.

Blog da coluna
Os leitores da Gazeta podem acompanhar e comentar as informações desta coluna também no blog, através do link http://colunatextoecontexto. blogspot.com/

Frase da Semana
“O Gilmar Mendes se transformou no líder da direita neste País. Foi indicado pelo Fernando Henrique Cardoso porque era seu advogado e hoje fala sobre tudo, sobre aborto, sobre mulheres, sobre o MST. Acho que ele devia ser candidato a papa. A papa-tudo”. João Pedro Stédile, líder nacional do MST, em discurso no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, RS, quinta-feira, 28.

Antonio Claudio Bontorim

2 comentários:

Leitor assíduo disse...

Por que será que a Prefeitura, quando feito o "estardalhaço" da vinda da atual ministra, e provavel candidata à Presidência, Dilma Roussef, não divulgou que os milhões assinados possuem como proponente a empresa privada Foz do Brasil ? Que esse dinheiro é um financiamento e que deverá ser honrado pela mesma ao longo dos anos ? Embora beneficie o Município, a Prefeitura não gastará nenhum centavo com isso. Por que ela não divulgou que até aquela data, o Município não havia recebido uma verba sequer do Governo federal através das emendas parlamentares aprovadas no final do ano de 2009 ? Estamos muito mal de contatos políticos nas esferas superiores, mas o nosso Prefeito e vereadores acham que bancando os "papagaios de pirata" iludem a todos...

Antonio Claudio Bontorim disse...

Caro leitor assíduo, você se lembra do ministro Ricúpero, no célebre episódio da Parabólica? Quando sem saber que estava gravando disse a seguinte frase: "o que é bom a gente divulga, capitaliza me benefício nosso...o que não é, a gente esconde".
Pois é, essa também é a política local. Divulga-se o que é bom, mesmo que seja apenas marketing político e esconde-se o que pode não ser tão proveitoso assim. Ou melhor, esconde-se aquilo que não renderá fruto político.
O raciocínio é por esse caminho...