Venho, assim como outros colunistas e muitas matérias de jornalistas desta Gazeta, criticando a falta de sincronismo dos semáforos em Limeira. Principalmente os da área central, em que trava o tráfego e, em horários de pico, fica impossível dirigir sem “pulinhos”. Ou seja, passa um, para em outro! E assim sucessivamente. Pois bem, na sexta-feira recebi uma nota da Secretaria de Comunicações, com informação da Secretaria dos Transportes, a qual transcrevo. Em partes. Vamos às explicações: “sobre a falta de sincronismo nos semáforos das ruas Dr. Trajano de Barros Camargo e 13 de Maio, a Secretaria dos Transportes informou que, verificando a necessidade de melhorias, a secretaria irá, a partir de segunda-feira, 9 de maio [amanhã, portanto] fazer a substituição de todo o cabeamento de intercomunicação da rede de semáforos, que abrangem toda a região Central do município”. Aceitas as explicações, é bom ressaltar o trecho que diz “verificando a necessidade de melhorias...”. Ou seja, não estão convencidos de que o problema é sério e que está irritando os motoristas. A população.
A nota continua
“Além disso, para que ocorra um melhor sincronismo, serão substituídos 6 controladores semafóricos antigos por novos. A secretaria vai instalar na Central de Monitoramento da Prefeitura a Central de Comunicação Semafórica para trazer maior agilidade no sincronismo. Sendo assim, não haverá a necessidade de realizar os ajustes necessários nos semáforos ponto a ponto, mas sim, pela Central Semafórica”.
Vamos aguardar!
O que motivou essa resposta da Secretaria dos Transportes foi nota que publiquei na última quinta-feira, 5, (A última de hoje) nesta coluna. Bom, agora já temos data para começar o serviço das melhorias semafóricas. Amanhã, segunda-feira, dia 9. Vou continuar com um olho no gato e outro no peixe. A cobrança vai se estender até a resolução do problema. E aos primeiros sinais de melhora, vou elogiar!
Já que respondeu
Falta, agora, à Secretaria dos Transportes, uma outra explicação: sobre a ausência dos agentes de trânsito das ruas centrais e o desrespeito de motociclistas e motoqueiros às vagas de automóveis. E, em especial, sobre a ocupação de vagas para idosos ou portadores de necessidades especiais por quem não é nem idoso e nem deficiente. Também vou ficar atento e cobrar uma postura mais efetiva das autoridades. O cidadão deve ser consciente de quem tem direitos e deveres. Às autoridades cumpre garantir esses direitos e cobrar da mesma forma os deveres.
“Si, pero no mucho”
Laudo inconclusivo e à espera de outros laudos sobre material utilizado na construção. Essa foi a “novidade” na entrevista coletiva do delegado seccional de Limeira, José Henrique Ventura, sobre o desabamento de parte do teto do Shopping Pátio na então recém-inaugurada Praça de Alimentação. Antes da coletiva do seccional, que aguarda por novos laudos para dar continuidade ao inquérito envolvendo as pessoas que se feriram, a Gazeta já havia antecipado este laudo em matéria na semana passada. O empreendimento ainda não tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Há muita informação, ainda, a ser passada à opinião pública sobre aquele fatídico domingo. Da minha parte não deixarei esse assunto morrer. Não cairá no esquecimento desejado por tantos e tantos!
Pergunta rápida
Quando será apresentado o laudo conclusivo sobre o desabamento no Shopping Pátio Limeira?
Será que pode??
Carnê suplementar de IPTU, conforme noticiou esta Gazeta na sexta-feira, para corrigir distorções em imóveis, deverá ser entregue ainda neste ano. Fica uma dúvida cruel: há uma legislação específica que permita uma ação dessa natureza? Não pode incorrer em caso de bitributação? Quem de direito, por favor, queira me responder. Fico no aguardo!
Se você quer ler
Leitura de qualidade e para reflexão, que narra a história de um escritor e sua busca existencial. Sua vida, as mudanças de perspectivas ao longo da história. Este é Eduardo Marciano, personagem central do livro Encontro Marcado, do escritor mineiro Fernando Sabino, lançado em 1956, e também uma de suas obras mais importantes. A história se inicia em Belo Horizonte, quando Eduardo começa a narrar sua história a partir de suas memórias de infância e dois grandes amigos, Hugo e Mauro, ligados à literatura. Há quem garanta que é uma obra autobiográfica de Sabino. Sendo ou não, é leitura recomendada para quem gosta de boa literatura. Fernando Sabino morreu em 2004, mas deixou uma vasta obra, entre romances, contos e crônicas.
Eu Recomendo!
Uma comédia que vale pelo nome e por algumas estrelas de primeira grandeza do cinema americano. Estou falando de Os puxa-sacos (Greedy, EUA – 1994). Dirigido por Jonathan Lynn, seu elenco é composto por Michael J. Fox, Kirk Douglas, Nancy Travis, Olivia d’Abo, Phil Hartman, Ed Begley Jr., Kirsten Dunst. O filme conta a história de cada membro da família McTeague, que tenta colocar as mãos na herança de um tio velho e à beira da morte. Esperto mais do que imaginam, ele percebe que seus parentes só o tratam bem por causa da herança. Só que a bela enfermeira que cuida do tio também está de olho na herança, e também faria de tudo para colocar suas mãos na bolada. 113 minutos. Um engraçado exemplo de como os interesses interferem no comportamento humano. Para rir muito!
Frase da semana
“A justiça foi feita”. Do presidente americano, Barack Obama, durante pronunciamento na TV, nos EUA, no domingo, 1º de maio, à noite, após o anúncio da operação militar que teria matado Osama bin Laden, líder máximo da Al-Qaeda, no Paquistão.
Antonio Claudio Bontorim
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário