Começo quente
Quem ouviu, assistiu e presenciou a primeira sessão da Câmara, de 2011, já sob a Presidência de Elza Tank (PTB), pôde observar e perceber que ela vai fazer de tudo para barrar ou dificultar os pronunciamentos dos vereadores da oposição. Um lembrete: a Câmara, em tese, pertence ao povo. Não tem propriedade e nem dono. E o direito à livre expressão do pensamento é um dos primeiros preceitos da Constituição Federal. Quer a nova presidente queira ou não!
Só para lembrar
Um refresco na memória daqueles que gostam de esquecer certos detalhes. No Título II (Dos Direitos e Garantias Fundamentais) Capítulo I (Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos) em seu artigo 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:...”, nos incisos IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato e IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença, na Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988.
Diferença clara!
Um pequeno detalhe do qual muitos parecem ter se esquecido na questão do decreto de “estado de emergência” para Limeira. Obras emergenciais são apenas corretivas. O que precisamos, de fato, são de obras preventivas, para que na próxima estação chuvosa, não se gaste desnecessariamente o dinheiro público com as mesmas obras corretivas. A dose certa do controle dos gastos públicos é a prevenção. Consertos são garantia de novos gastos e com os mesmos estragos.
Campanha legal
Quem tem livros e não está mais usando, pode doá-los para que outros tenham condições de utilizá-los. A AEAL-Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira está recebendo livros para a biblioteca pública do bairro Nova Conquista, aqui em Limeira. As entregas podem ser feitas na sede da Associação, na Avenida Antônio Ometto, 475, Vila Cláudia. O telefone para contato é (19) 3441-4940. O e-mail aeal@aeal.com.br . Uma ação verdadeiramente cidadã!
Português claro
Hoje é dia de uma palavrinha legal. Que muitos defendem arduamente, mas poucos a praticam como deveria, apenas da boca para fora ou por pura conveniência. Estou falando da palavra democracia, um substantivo feminino, segundo o novo dicionário Houaiss da língua portuguesa. Os significados de democracia são: governo em que o povo exerce a soberania; sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas; regime em que há liberdade de associação e de expressão e no qual não existem distinções ou privilégios de classe hereditários ou arbitrários. E, por extensão de sentido: país em que prevalece um governo democrático. Mais uma palavra para esta segunda fase do dicionário Texto & Contexto, que já tem conluio, omisso, submissão, incompetente, hombridade, esperança e política.
A última de hoje
A vigilância sanitária precisa dar uma “batida” em supermercados da cidade, à noite, após o encerramento dos expedientes, para fiscalizar os balcões e gôndolas frigoríficas desses estabelecimentos. Já constatei produtos descongelados e fora dos padrões nesses setores. Sem contar, em alguns casos, os balcões velhos, enferrujados e, às vezes, com muita água. É questão de saúde pública. É preciso saber se andam desligando a refrigeração à noite. Urgente!
Antonio Claudio Bontorim
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário