Pages

segunda-feira, 25 de julho de 2011

A razão de cada um! E o poder público?

Moradores vizinhos ao Shoppin Pátio, pela Rua Tiradentes, começam novamente a reclamar da movimentação de jovens no local, em especial pela Rua Vereador João Kuntz Busch, às quartas-feiras à noite. A Gazeta flagrou a situação. Fica praticamente impossível se movimentar - entrar e sair de garagens com veículos - naquelas condições. Apesar de todas as reclamações não há nenhuma denúncia de vandalismo ou barulho. Apenas jovens sem ter opção alguma de lazer, tentando se divertir um pouco. Férias escolares, cinema mais barato às quartas-feiras... e uma total ausência do poder público, que não tem política nenhuma para juventude limeirense. Apenas marketing e muita conversa. Resta essas reuniões. E que vão provocar desconforto para alguém. Os moradores têm suas razões. Os jovens também têm às suas e precisam ter um ambiente para o lazer, diversão, cultura, que os atraiam de fato. Vê-se pelas fotos publicadas, que estão apenas procurando pela interação social. E isso ninguém pode proibir. Desde que continuem nos limites da civilidade, estão apenas fazendo uso de uma área pública. É o que lhes resta!

Estão onde todos...
...podem estar. E apesar do incômodo relatado por uma moradora, que solicitou a reportagem da Gazeta no local, existe o direito constitucional do “ir e vir”, que garante essa movimentação. É preciso que se cobre das autoridades públicas soluções práticas e ações efetivas de atendimento ao jovem. Políticas públicas que possam garantir mais espaços e atração de investimentos no setor de lazer ao município.

É hora de acordar
É preciso se desencastelar para sentir as reais necessidades dessa população. A clausura em gabinetes com ar condicionado e ações de marketing reforçam apenas um “blá-blá-blá” já conhecido. Revela uma falta de sensibilidade absurda e inaceitável, diante de uma situação real. É preciso saber ouvir e querer conversar; atentar aos desejos da comunidade. Mesmo por que o castelo está ali, muito próximo do local.

Outra! E agora?
A Prefeitura está anunciando mais uma campanha de educação no trânsito. Das muitas que já tentou implementar, porém sem resultado efetivo. A idéia de harmonizar o convívio dentre pedestres, motoristas e motociclistas é interessante. Só precisa que o público alvo entenda esse propósito.

Minha sugestão
Na prática, mesmo, essa educação no trânsito deveria começar por motoristas que ocupam vagas de motociclistas; motociclistas que insistem em tirar o espaço de motoristas; pedestres que atravessam fora da faixa e com os sinais vermelhos abertos e, principalmente, que vaga para estacionar indicativa de idoso é apenas para idoso e as de portadores de necessidades especiais apenas para esses portadores. Simples, não? Infelizmente não é assim que funciona!

No lugar certo
É de autoria do vereador Valmir Gonçalves de Almeira, do PT de Iracemápolis, uma lei, que já está gerando discussões no vizinho município. “Dispõe sobre a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas”. Interessante. A partir do momento em que municípios são gestores do ensino público (assim como estados e Federação), e se os prefeitos, governadores e presidente da República confiam mesmo na educação oficial, nada mais justo que provarem essa confiança, matriculando os seus em escolas públicas sob suas responsabilidades.

Erro semântico!
É comum ver publicado na imprensa e até mesmo na mídia eletrônica, que “fulano de tal está afastado por questões de saúde”. Apesar de a maioria entender o significado da expressão, ela está errada. O correto é escrever - ou dizer - que “fulano de tal está afastado por doença”.

Pergunta rápida
Quantos candidatos a prefeito Limeira terá em 2012?

Se você quer ler
Mais uma sugestão de leitura para os colegas da mídia. Em especial da mídia institucional e de assessoria de imprensa. Trata-se de Tratado de Comunicação Organizacional e Política, de Gaudêncio Torquato, o pioneiro em comunicação organizacional no País e um dos maiores especialistas brasileiros em marketing político e eleitoral. Jornalista, Torquato desvenda neste livro, de 2002, lançado pela Editora Pioneira Thomsom Learning, os mistérios da comunicação interna e externa das organizações, enumerando os problemas e apresentando as soluções. Interessante leitura para os profissionais da área. E para aqueles que desejam saber também sobre o verdadeiro papel de uma assessoria de imprensa.

Eu Recomendo!
Hoje minha indicação de filme é bem light. Trata-se da engraçadíssima comédia O Animal (The Animal – EUA, 2001), dirigida por Luke Greenfield. Tem no elenco o sempre talentoso Rob Schneider, além de Colleen Haskell, John C. McGinley, Edward Asner, o impagável Adam Sandler, Michael Caton, Louis Lombardi, Pilar Schneider entre outros. Conta a história de Marvin Mage (Rob Schneider), um fracote que sempre sonhou em ser um policial mas nunca teve físico para isso. Ele sofre um acidente que quase o mata e, para salvar sua vida, um cientista decidiu por fazer uma inovadora cirurgia, que reconstruía seu corpo com órgãos de animais. A experiência dá certo e a partir de então Marvin fica famoso e se torna um superpolicial. Porém, logo os novos órgãos fazem com que Marvin passe a ter instintos animais, que se manifestam nas piores horas e das maneiras mais bizarras possíveis. Gargalhadas garantidas. 90 minutos.

Frase da Semana
"A ética na boca de muitos é mel. Na prática, porém, é fel". Da coluna Texto&Contexto da última quinta-feira, 21. Na Gazeta. E bastante comentada na rede social Twitter, durante esta semana.

0 comentários: