Pages

quinta-feira, 18 de março de 2010

Como vai ser???
Informações da Prefeitura dão conta que os carnês do IPTU devem começar a ser distribuídos assim que terminar a impressão na gráfica. Será mesmo? Segundo o Departamento Tributário, a previsão é que a entrega desses carnês termine ainda neste mês de março. Apesar disso, a informação mais precisa é que a data do início da entrega ainda não foi definida.

Exemplo nada...
...exemplar. Se tomarmos como premissa as entregas em anos anteriores, os contribuintes podem esperar confusão e atrasos. Depois vem impresso com códigos de barras imprecisos, datas de vencimento erradas, adiamentos de início de pagamento...

(In)Segurança!!
Comerciantes proprietários de lotéricas e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) devem se reunir amanhã, 19, na Câmara Municipal, com o vereador Silvio Brito (PDT). O tema: segurança nessas “mini-agências bancárias”. É que Brito é autor de uma Lei que “dispõe sobre a normatização e a utilização de vigilância em todas as casas lotéricas, existentes no Município de Limeira”. No último dia 12 aconteceu a primeira reunião, por que os donos de lotéricas estão contestando a Lei, que ressaltaram sobre a inviabilidade em cumpri-la, “devido a inviabilidade financeira para a contratação de seguranças particulares”.

Proposta é boa
A Lei, de autoria do vereador pedetista, é interessante e pertinente. É que as casas lotéricas se transformaram em mini-agências bancárias - extensão da CEF -, ao se credenciarem à realização de serviços bancários, que em dias normais são bastante procurados. As filas para pagamentos de contas, por exemplo, às vezes são maiores que as das apostas. Nesse caso sou favorável à participação efetiva da Caixa no auxílio à contratação de profissionais para segurança das lotéricas.

Comissãozinha
As empresas de transporte coletivo serão obrigadas, de acordo com o novo contrato de concessão dos serviços e que já está sendo regulamento por lei, a repassar 10% dos contratos publicitários para a Prefeitura. Aqueles que se transformam em anúncios e que os ônibus estampam nos vidros traseiros e até mesmo internamente. Em publicidade isso tem um nome: comissão pela venda do anúncio. Ou comissão de agência e “BV” (bônus de vendas). A comissão entra direto para a Secretaria dos Transportes, numa conta bancária específica, toda vez que um novo anúncio publicitário for veiculado pela frota.

Cartilha do voto
A Advocacia Geral da União (AGU) apresentou a cartilha “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos Federais em Eleições”. Uma espécie de “guia” prático para que os candidatos não comentam atos ilegais. Entre outras medidas, o guia define o agente público para fins eleitorais e considera inelegíveis para qualquer cargo os inalistáveis ou analfabetos, cônjuges ou parentes do presidente da República, governadores de estado e prefeitos, membros do Congresso Nacional, de assembleias, de câmaras legislativas e municipais que tenham perdido o mandato e os que tenham representação julgada procedente na Justiça Eleitoral.

Eu Recomendo!
O filme da semana é uma produção dos EUA de 1972 e vencedor do Oscar de melhor roteiro daquele ano. Trata-se de O Candidato (The Candidate), dirigido por Michael Ritchie, com 109 min., tendo no elenco Robert Redford, Peter Boyle, Melvyn Douglas, Allen Garfield, Don Porter, Karen Carlson, Quinn K. Redeker, Morgan Upton, Kenneth Tobey e Michael Lerner. Bill McKay, o candidato do Partido Democrata ao Senado dos Estados Unidos, não se deixará manipular pela máquina política americana quando ele está perto de vencer. O filme mostra a criação política de marqueteiros e assessores para se vender um candidato.

Antonio Claudio Bontorim

0 comentários: